Ibope corta 1,34 milhão de casas com TV paga do cálculo de audiência
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A crise e o encolhimento da TV por assinatura no país já podem ser verificados também no cálculo de audiência feito pela Kantar Ibope Media.
Desde o ano passado, a Kantar reduziu a estimativa do total de domicílios (universo) com TV paga no Painel Nacional de Televisão: em dezembro do ano passado o cálculo era feito sobre 11.520.894 mil domicílios com TV por assinatura.
Este ano, porém, esse universo de TV paga já encolheu para 10.179.738 domicílios nas principais regiões metropolitanas do país, medidas pela Kantar Ibope. Ou seja, 1,34 milhão de pontos pagos a menos.
É bom dizer que essa queda se refere à queda apenas nas 15 principais regiões metropolitanas do país, e não a todo território nacional. Portanto, a queda nacional deve ser maior ainda.
Em março, segundo os dados mais recentes da Anatel, havia 17,2 milhões de pontos de TV paga em todo o Brasil.
São quase 3 milhões a menos de residências do que havia cinco anos antes, no final de 2014.
Desde o final da Copa do Mundo no Brasil, o número de assinantes só faz cair. Os motivos são a crise econômica, o desemprego e a concorrência de novos produtos como a internet e os serviços de streaming.
O setor, como um todo, está pessimista: praticamente todas as operadoras do país estão vendo encolher sua base de assinantes.
Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.