Topo

Coluna

Ricardo Feltrin


Ibope TV paga: SporTV é líder; Fox Sports dá o dobro que a ESPN

Gabriel Barbosa, o Gabigol, atacante do Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF
Gabriel Barbosa, o Gabigol, atacante do Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

Colunista do UOL

13/11/2019 00h18

Com a reta final dos campeonatos Brasileiro e Libertadores, os canais pagos esportivos, com exceção da ESPN Brasil, festejam índices históricos de audiência na TV por assinatura.

Dados exclusivos obtidos pela coluna mostram que o SporTV terminou outubro como o canal mais visto da TV paga no país, com 0,84 ponto e 1,77% de share (participação no universo de TVs pagas ligadas).

Nessa medição cada ponto vale por cerca de 114 mil domicílios sintonizados nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Já o Fox Sports, que será vendido em breve por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) fechou o mês passado com 0,46 ponto e 0,96% de share.

Esse índice representa mais que o dobro do que a ESPN Brasil, que obteve no mês passado 0,22 ponto e 0,47% de share.

A ESPN enfrenta um momento tenso no Brasil. Recentemente promoveu uma grande demissão de funcionários e está investindo cada vez menos na compra de torneios importantes para os brasileiros. Deixou até de transmitir a última Copa do Mundo, na Rússia.

Um dos motivos dessa boa audiência é o Flamengo, que está à beira de se tornar campeão Brasileiro e também está na final da Libertadores.

Os dados do mês passado trazem outras informações relevantes: o canal Viva, por exemplo, ultrapassou Discovery Kids e Cartoon e se tornou agora o 2º canal pago mais visto do Brasil.

Outro fato relevante é que pelo segundo mês consecutivo o Discovery Channel ficou à frente da GloboNews.

Veja abaixo os 30 canais pagos mais vistos no país em outubro
Em pontos e share (%)

1º SporTV - 0,84 ponto e 1,77%
2º Viva - 0,79 ponto e 1,67%
3º Discovery Kids - 0,75 e 1,59%
4º Cartoon Network - 0,70 e 1,48%
5º AXN - 0,52 e 1,10%
6º Discovery Channel - 0,52 e 1,09%
7º GloboNews - 0,50 e 1,05%
8º TNT - 0,49 e 1,04%
9º Megapix - 0,49 e 1,04%
10º Gloob - 0,49 e 1,04%
11º Nickelodeon - 0,46 e 0,96%
12º Fox Sports - 0,46 e 0,96%
13º Multishow - 0,41 e 0,86%
14º Home & Health - 0,37 e 0,79%
15º Fox - 0,37 e 0,77%
16º Warner Channel - 0,36 e 0,75%
17º Space - 0,35 e 0,74%
18º Universal Channel - 0,34 e 0,71%
19º SporTV2 - 0,29 e 0,61%
20º Telecine Action - 0,28 e 0,59%
21º Telecine Pipoca - 0,27 e 0,57%
22º Boomerang - 0,26 e 0,54%
23º Telecine Premium - 0,25 e 0,53%
24º Animal Planet - 0,25 e 0,52%
25º Disney Channel - 0,24 e 0,51%
26º NatGeo - 0,24 e 0,50%
27º ID - 0,24 e 0,50%
28º TLC - 0,23 e 0,48%
29º ESPN Brasil - 0,22 e 0,47%
30º Comedy Central - 0,21 e 0,45%

Fonte: dados consolidados do PNT da Kantar Ibope Media; os dados foram obtidos junto a fontes nas TVs, pois a Kantar contratualmente está proibida de divulgá-los.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook e site Ooops

Ricardo Feltrin