Topo

Ricardo Feltrin

Afiliada da Globo de Boni no interior de SP faz "passaralho"

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni - Moacyr Lopes Junior/Folhapress
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Colunista do UOL

04/08/2020 02h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Assim como a sede da emissora, no Rio, a TV Vanguarda, afiliada da Globo na região de São José dos Campos, interior de São Paulo, também iniciou um contundente processo de cortes de cargos ontem.

A Vanguarda foi fundada em 2003 por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, 84 anos.

Trata-se de uma das maiores e mais importantes afiliadas da Globo.

Segundo esta coluna apurou junto a fontes na emissora só ontem foram demitidas ontem cerca de 20 pessoas de vários departamentos. A maior parte, porém, no jornalismo.

Além do apresentador Carlos Abranches, desligado após 25 anos de serviços prestados (antes de se chamar TV Vanguarda a emissora se chamava Vanguarda Paulista, e, antes disso, nasceu como TV Globo Vale do Ribeira), a coluna apurou outros cortes:

Três repórteres, quatro cinegrafistas, editores de texto, de imagem, produtores, central técnica, engenharia, secretária e até uma funcionária do Financeiro.

Abranches se despediu em rede social, com um post. "A pandemia e a crise econômica decorrente disso obrigaram a emissora a eliminar minha função, junto com a de outros vários colegas", escreveu.

A TV Vanguarda segue assim a mesma tendência da sede, que é a de cortar gastos e custos para enfrentar os novos tempos.

Segundo publicou o site "Notícias da TV" com exclusividade em 9 de março, as demissões em massa já repercutem positivamente no balanço da Globo: a emissora já economiza quase meio bilhão de reais anuais em salários e benefícios.

Foram centenas de profissionais demitidos ou que não tiveram o contrato renovado nos últimos anos. Boa parte deles eram estrelas do jornalismo da casa.

A coluna está tentando falar com a TV Vanguarda na noite desta segunda (03). Se a emissora se manifestar, terá sua nota publicada dentro deste texto.

Mais uma

Outra afiliada da Globo no interior de São Paulo, a EPTV, também iniciou nos últimos dias um processo de cortes e demissões.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops