Topo

Ivo Holanda cai em pegadinha na CCXP e agradece a Silvio Santos

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

03/12/2015 15h15

Pioneiro das pegadinhas na TV, Ivo Holanda provou do seu próprio veneno durante o primeiro painel da CCXP 2015, que homenageou os 30 anos de carreira do comediante nesta quinta-feira (30). Holanda caiu em uma pegadinha feita por sua própria produção, que infiltrou atores entre os fãs que fizeram fila para fazer perguntas ao ator.

No momento mais "sério" da pegadinha, uma atriz acusou Holanda de provocar um infarto em seu pai. "Meu pai uma vez caiu na pegadinhas e ficou mal do coração. E graças a você a minha família se desestruturou. Te agradeço muito por você ter desestabilizado minha família. Vocês acham ele muito bacana. 30 anos de seu trabalho que não é tão legal. Você consegue dormir a noite? Você não tem remorso?"
Desconcertado, o ator tentou responder à atriz, sem sucesso. Depois que ela saiu, ele disse: "Mal sabe ela que eu tenho duas pontes (de safena), duas bolinhas, não é isso que destrói uma pessoa, alegria para milhões de espectadores."
Em seguida, um ator perguntou se Holanda usava dublês, já que está com 80 anos. O rapaz insistiu, mas o humorista garantiu que era ele próprio que atuava. "Eu estou de idade, mas estou aqui, conversando", disse. Antes disso, duas outras atrizes perguntaram se Ivo não achava que era hora de parar e se ele copiava ideias de outros programas.
Ao fim do painel, a pegadinha foi revelado, e os atores disseram, em coro, "Ivo, você foi pego pela câmera escondida!". Bem humorado, ele tirou uma foto com os atores e respondeu: "Vocês imaginaram, seus cambadas? Onde que já fiz isso? Vocês viram a postura da mulher, como ela me deixou. Nunca na minha vida, há 35 anos, nunca houve reclamação de alguém. Houve processos. E os processos foram resolvidos pelo departamento jurídico do SBT".
Agradecimento a Silvio Santos
Ao relembrar sua carreira, Ivo Holanda creditou seu sucesso ao patrão. "Graças a esse grande empresário, Silvio Santos. Por que o sucesso de Ivo Holanda? Porque ele é o único apresentador que quando eu aparecia, ele falava 'Olha o Ivo Holanda, o Ivo Holanda vai apanhar'. Ele é o único que fala até hoje o nome do ator. Os outros apresentadores nunca falam. A nossa vida é o nome."
O ator ainda contou que o próprio dono do SBT já contribuiu com ideias para as pegadinhas. "Tudo o que se faz, tudo depende dos atores e das atrizes. Aí é a produção que cria. O Silvio dá umas ideias. Muitas dessas, a gente (atores) aperfeiçoa".
As pegadinhas, porém, nem sempre dão certo. Holanda relembrou a vez em que pediu a um homem para empurrar um carro, e um segurança deu voz de prisão para ele. O ator então apareceu para esclarecer o ocorrido, mas a "vítima" passou mal. "Coitado. Teve que correr e levar para o pronto socorro, baixou a pressão".
Em outra ocasião, o humorista acabou algemado. "Eu não sabia que o cara era policial, chamei a direção. Sempre pego autorização, ali passou despercebido e fui algemado", contou. Isso, porém, não atrapalha no sucesso das brincadeiras: "Por isso que temos a fama e o sucesso, porque fazemos com originalidade".