Topo

Painel de "TV Pirata" tem aplausos a Marília Pêra e debate sobre retorno

Natália Guaratto

Do UOL em São Paulo

05/12/2015 20h18

Uma apresentação sobre a clássica série "TV Pirata" na Comic Con Experience (CCXP) acabou se transformando em homenagem à atriz Marília Pêra, morta neste sábado (5).

Ao abrir o painel, o apresentador pediu aplausos à atriz, e o público respondeu batendo palmas durante um minuto e gritando "merda", que é a forma como atores de teatro desejam sorte antes de uma apresentação.

Marília não fez parte do elenco da série de comédia, mas era muito próxima de membros da equipe do programa, como Miguel Falabella, que era roteirista, e o ator Ney Latorraca, que compareceu à CCXP para falar do programa, ao lado dos roteiristas Cláudio Paiva e Cláudio Manoel (do "Casseta") e do ator Diogo Vilela.

O humorístico foi criado por Guel Arraes e foi transmitido pela Globo entre 1988 e 1990 e em 1992.

Com humor nonsense e satírico, a série tinha um time de roteiristas que incluía Luís Fernando Veríssimo, os quadrinistas Laerte e Glauco, e integrantes do "Planeta Diário" e da "Casseta Popular", que depois se juntariam para formar o "Casseta & Planeta".

O elenco contou com nomes como Luiz Fernando Guimarães, Regina Casé, Cláudia Raia, Débora Bloch, Louise Cardoso, Marco Nanini, Diogo Vilela, Maria Zilda Bethlem, Guilherme Karan, Ney Latorraca, Pedro Paulo Rangel e Cristina Pereira. 

O Canal Viva reprisa o "TV Pirata" desde 2011.

Revival?

Durante o painel, os humoristas lembraram o começo da atração, contaram histórias de bastidores e também opinaram sobre um possível retorno do programa que foi sucesso nos anos 80.

"Estamos ansiosos por esse revival", disse Claudio Manoel, acrescentando que o humor na TV aberta não evoluiu. "A coisa mais legal que está no ar hoje é o 'Tá no Ar' e ainda assim é muito parecido com o 'Pirata'. O 'Tá no Ar' é uma continuidade, não é ruptura. Acho muito passivo", completou.

Roteirista do "TV Pirata", Claudio Paiva discordou. "Não tem que voltar TV Pirata. Sou desenhista e passeando hoje por aqui, vi um monte de coisas novas, HQs incríveis. Queremos coisas novas. Keep walking, Johnny Walker", disse.

"Gotoso"

Ovacionado pelo público do auditório Cinemark, Ney Latorraca relembrou seu personagem mais célebre no "TV Pirata": o Barbosa da novela "Fogo no Rabo".

Ele contou que o modo como interpretava Barbosa acabou influenciando todos seus outros personagens, inclusive o Conde Vlad de "Vamp" e o bordão "gotoso".

"Nos roteiros que eu recebia, vinha escrito: 'pare com essas bobeiras'. Cheguei a sair da novela e só voltei quando liberaram", lembrou.