Topo

Mistério de "Game of Thrones" gerou meses de especulações; relembre

Corpo de Jon Snow (Kit Harington) aparece no trailer da sexta temporada de "Game of Thrones" - Reprodução/HBO
Corpo de Jon Snow (Kit Harington) aparece no trailer da sexta temporada de "Game of Thrones" Imagem: Reprodução/HBO

Do UOL, em São Paulo

02/05/2016 11h27

ALERTA DE SPOILER: NÃO LEIA SE NÃO QUISER SABER DETALHES DE "GAME OF THRONES"

O destino de Jon Snow em “Game of Thrones” finalmente foi revelado no episódio do último domingo (1º). Mas como elenco e equipe conseguiram manter o sigilo durante os dez meses que entre o fim da quinta temporada, que terminou com o brutal assassinato do personagem, e sua ressurreição?

Parte da responsabilidade ficou a cargo do próprio intérprete de Snow, Kit Harington. O ator ficou longe de grandes eventos, incluindo a Comic-Con de San Diego e a pré-estreia da nova temporada da série, e foi orientado a “seguir atuando” na vida real para que os fãs acreditassem que seu personagem não retornaria, conforme revelou à revista "Entertainment Weekly".

"Eu queria pedir desculpas por mentir para todo mundo. Fico feliz que as pessoas tenham ficado preocupadas com a morte dele. Acho que meu maior medo era que ninguém fosse se importar".

Mas nem sempre ele foi bem-sucedido. Apesar de ter dito que não voltaria à série, pouco após o fim da quinta temporada, o ator deixou escapar para a revista belga “Humo” que ainda teria contrato com a série até seus “trinta e poucos anos”, deixando no ar um possível retorno – atualmente, ele tem 29. 

E nem na sua passagem pelo Brasil, para comemorar o Réveillon, ele passou incólume. Em meio a rumores de uma ficada com Grazi Massafera, Harington teria revelado que Jon Snow ressuscitava após exagerar na bebida, segundo uma coluna do jornal "O Estado de S. Paulo". 

Durante os meses de hiato, cada passo de Harington foi monitorado de perto por fãs e imprensa. Ele foi visto mais de uma vez no set de filmagens série em Belfast, na Irlanda, mas chegou a afirmar que só havia gravado cenas de seu personagem morto. E nem os longos cabelos do ator escaparam do escrutínio público: Harington já havia dito que não poderia cortá-los por conta da série, e de fato não mexeu nas madeixas, o que levou o público à loucura na internet.

Os colegas do ator também acabaram entrando na farsa para manter o sigilo da série. Carice Van Houten, a bruxa Melisandre, mentiu em entrevista a veículos do mundo todo e disse que os fãs “iriam se decepcionar muito” se esperavam que ela ressuscitasse Snow – que foi o que de fato aconteceu no episódio. Maisie Williams, a Arya, também descartou uma volta do personagem durante um evento em Londres. “É uma grande virada, mas não posso dizer que ele estará vivo”, disse a atriz.

Muitos, porém, optaram por uma zona mais segura: dizer apenas que o personagem estava morto, o que não era propriamente uma mentira. David Nutter, que dirigiu o episódio em que Snow morre, contou durante a Comic-Con de San Diego que reafirmou essa versão até para Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos. “Ele colocou a mão no meu ombro e perguntou: 'Vocês não mataram Jon Snow, mataram?'. Eu respondi: 'Sr. presidente, Jon Snow está mais do que morto'”.