Topo

Atrizes vão ao "Vídeo Show" com camiseta de protesto contra assédio

Atrizes da Globo falam no "Vídeo Show" sobre campanha contra assédio após polêmica com Zé Mayer - Reprodução/TV Globo
Atrizes da Globo falam no "Vídeo Show" sobre campanha contra assédio após polêmica com Zé Mayer Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

04/04/2017 15h14

Nathalia Dill, Julia Rabello e Deborah Nascimento compareceram ao "Vídeo Show" desta terça-feira (4) usando as camisetas do protesto organizado por funcionárias da Globo contra o assédio sexual. O ato vem após a denúncia de uma figurinista contra José Mayer, na última sexta-feira. 

Na conversa com os apresentadores Otaviano Costa e Sophia Abrahão, as atrizes falaram sobre a manifestação, ocorrida tanto nas redes sociais quanto nos Estúdios Globo. "Esse movimento aconteceu a partir das funcionárias, porque o assédio e o machismo também acontecem em uma escala hierárquica, então a gente queria agradecer as forças dessas mulheres todas", disse Nathalia Dill. 

A atriz, atualmente no ar em "Rock Story", ainda fez um agradecimento especial a Su Tonani, a figurinista que denunciou Mayer por meio de um texto no no blog #AgoraÉqueSãoElas, da "Folha",. "Quero agradecer a Su pela força dela, porque só a partir da força dela que a gente está aqui e pode falar sobre essa ferida que está aberta na nossa sociedade, no nosso país, no mundo". 

Julia Rabello falou sobre a importância de o assunto ser discutido tanto por homens quanto por mulheres. "Todos nós, homens e mulheres, estamos aprendendo e conversando sobre isso. Ninguém é dono da verdade. A gente esta falando sobre esse assunto que é o abuso, o assédio. E a cultura que coloca o homem tendo essa liberdade, que a gente chama de machismo, é como se fosse a água de um aquário em que todos nós somos peixes. Eu também tenho que me educar, porque você fere vidas, e talvez as pessoas nunca consigam se recuperar. Por isso a gente tem que conversar sobre isso".

Em seu texto, a figurinista Susllem Tonani, 28, relatou vários episódios em que foi assediada por Mayer -- em um deles, em fevereiro deste ano, ele colocou a mão esquerda na genitália dela. Em carta aberta divulgada nesta terça-feira Mayer admite ter errado. Ele foi afastado das novelas pela Globo.