Topo

Glória Perez propôs série sobre trans em 1984: "Foi considerado inadequado"

Glória Perez é autora de "A Força do Querer" - Roberto Filho/Brazil News
Glória Perez é autora de "A Força do Querer" Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

29/07/2017 16h08

Autora da novela "A Força do Querer", Glória Perez revelou que já quis retratar a transexualidade na TV nos anos 1980, mas que o assunto foi considerado "inadequado para a época".

Na atual trama das 21h, a personagem Ivana (Carol Duarte) acabou de descobrir ser transgênero e vai começar a transição. Em um post no Twitter, Glória contou que se impressionou com o livro "Erro de Pessoa: Joana ou João", de João W. Nery – que conta a história de um transexual que nasceu mulher e "se realizou como homem" –, e que chegou a propor uma minissérie com essa temática em 1984.

“Em 1984, esse livro me impressionou muito. Quis fazer uma minissérie, mas foi considerado inadequado para a época. Nome do projeto: corpo e alma”, revelou.

O drama de Ivana

Nesta semana, a personagem Ivana, enfim, fez as pazes com o espelho em "A Força do Querer". No capítulo 100 da novela, exibido nesta quinta-feira (27), a personagem interpretada por Carol Duarte descobriu que é transgênero e comoveu os telespectadores.

No capítulo, Ivana conheceu Tarso Brant, transgênero que nasceu menina chamada Tereza. Ele contou para a filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) que prendia os seios com faixas e se batia olhando no espelho, drama idêntico ao vivido pela garota.

Ao voltar para casa, pesquisou mais sobre transexualidade na internet e assistiu a vídeos sobre homens trans que se trataram com hormônios para ficar com a aparência masculina. Aliviada, Ivana se olhou no espelho que chegou a quebrar em capítulos anteriores e disse, sorridente: "Eu entendi!".