Topo

Tarso Brant sobre virada de Ivana em "A Força do Querer": "Será um choque"

Tarso Brant é Te em "A Força do Querer" - Estevam Avellar/TV Globo
Tarso Brant é Te em "A Força do Querer" Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

27/08/2017 04h00

O capítulo desta segunda-feira (28) marca uma virada importante para Ivana (Carol Duarte) em "A Força do Querer": é quando a jovem finalmente cria coragem para dizer aos pais que se descobriu transgênero. A delicada conversa entre eles é seguida por uma transformação no visual que, a princípio, não é bem aceita por Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach) - ela corta os cabelos e abre espaço para o surgimento de sua nova identidade, como Ivan

"Acho que vai ser um choque para os telespectadores, e isso é intencional. Porque essa é a realidade da maioria dos casos. Tem uma hora que a pessoa não aguenta mais e explode. Eu não tive momento de explosão, foi uma coisa mais discreta", afirma Tarso Brant, ator transgênero que foi consultor de Gloria Perez para a novela e interpreta na trama Te, uma inspiração para Ivana entender e aceitar sua condição.

"Para mim esse momento não rolou, não fiz essa reunião com meus pais para dizer: 'Não sou menina, eu sou menino'. Foi uma coisa subentendida, foram várias fases. Desde criança, eu sempre tive muita opinião, para eles não foi totalmente estranho como está sendo para a Ivana, que a mãe criou como uma bonequinha. É um momento crucial, sim. Espero que os pais dela a apoiem, porque sei que no início eles são contra", afirma.

No caso de Tarso - que até recentemente, mesmo depois da transição, ainda se chamava Tereza -, o visual mudou mais drasticamente aos 16, quando cortou os cabelos e usava roupas masculinas. O processo de hormonização só veio mais tarde, perto dos 20. 

"Eu também fui aceitando e discernindo aos poucos, porque a transição é psicológica também. Tem gente que chuta o balde, mas eu sou mais reservado. Tive essa paciência comigo. A Tereza sempre vai fazer parte de mim, em ela não teria encontrado o homem que sou hoje em dia", conta.

Carol Duarte e Tarso Brant posam nos bastidores de gravação de "A Força do Querer" - Mauricio Fidalgo/TV Globo - Mauricio Fidalgo/TV Globo
Carol Duarte e Tarso Brant posam nos bastidores de gravação de "A Força do Querer"
Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Tarso diz que achou "irado" o novo visual de Ivana e elogia o trabalho de Carol Duarte ao contar uma história semelhante à sua.

"Ela é incrível! Uma atriz de teatro que entrou na televisão de cara numa novela das nove, tem um grande potencial. Admiro muito o trabalho dela, que está sensibilizando a todos. É uma honra compartilhar esse momento com ela e poder colaborar com essa trama", diz.

Hoje reconhecido nas ruas como "o rapaz da novela", o ator fica feliz ao ver como a trama tem sido bem aceita pelo público.

"A novela abordou tudo de uma maneira sentimental. Muita gente se identifica e pensa, por exemplo, 'Já passei por situação assim constrangedora com meus pais'. As pessoas estão assimilando de vários ângulos", diz.