Topo

Mariana Xavier entrevista Tarso Brant: "Meu pai era a Joyce da minha vida"

Tarso Brant, Mariana Xavier e Thalita Zampirolli - Reprodução/YouTube
Tarso Brant, Mariana Xavier e Thalita Zampirolli Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL

05/09/2017 14h31

Mariana Xavier, a Biga de "A Força do Querer", entrevistou Tarso Brant - que participa da novela como Tereza ou"Tê", seu nome antigo - e Thalita Zampirolli para seu canal no YouTube. Os dois contaram como foi o processo desde perceber que eram trangêneros até a transição, situação pela qual está passando Ivana, interpretada por Carol Duarte na trama.

"Nasci menina num corpo de menino. Minha família sempre percebeu que eu era uma criança diferente. E, quando completei 10 anos de idade, fiz um exame que mostrou que minha taxa de progesterona era mais alta que a de testosterona (hormônio feminino mais alto que o masculino) e isso causava distúrbio hormonal no meu corpo. Eu tinha traços femininos, voz feminina. Minha família nunca me discriminou", declarou Thalita.

Já Tarso teve uma Joyce, papel de Maria Fernanda Cândido, em sua vida. "Desde criança tinha hábitos fora do comum para uma criança do sexo feminino. Meu pai sempre tentava estimular meu lado feminino. Meu pai era a Joyce da minha vida", brincou ele.

Enquanto Thalita não aceitava seu órgão sexual masculino, Tarso se sentia incomodado com os seios, assim como Ivana mostrava na novela. "Não aceitava meu órgão genital. Tinha 15, 16 anos e cheguei ao ponto de pegar uma faca, ir pra frente do espelho e cheguei perto de cortar. Mas Deus bateu na minha cabeça e disse 'não faz isso'. Larguei a faca e comecei a chorar", relatou ela. "Não cheguei a usar faixa como a Ivana para esconder os seios, mas usava top de academia que tampava bem", disse Tarso.

Tanto Thalita, quanto Tarso fizeram cirurgias – ela retirou o pênis e ele os seios - de transição de gênero. "É uma decisão sem volta, arrependimento não pode existir", alertou ela. "Senti até meu coração mais perto de mim depois que operei", lembrou ele.