Topo

Após AVC e demissão na Record, repórter deixa TV e vira chefe de empresa

Leniza Krauss como repórter da Record (à esquerda) e como diretora de uma empresa de comunicação - Montagem/Reprodução/Instagram
Leniza Krauss como repórter da Record (à esquerda) e como diretora de uma empresa de comunicação Imagem: Montagem/Reprodução/Instagram

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

05/11/2017 04h00

Ex-repórter do "Cidade Alerta", Leniza Krauss pediu demissão da Record no fim de setembro, após se recuperar de um derrame cerebral durante o trabalho, mas não se arrepende. A jornalista abandonou de vez a cobertura policial e a televisão para se tornar chefe de uma agência de comunicação. Agora, ela usa a experiência de quase duas décadas na TV para ensinar empresas a se comunicarem melhor.

Leniza sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) a caminho de uma gravação, há dois anos. Na UTI, decidiu mudar de vida. Além da TV, passou a atuar na comunicação de outras empresas. Neste ano, tornou-se sócia de uma agência e precisou escolher: continuaria cobrindo crimes na Record ou transformaria o trabalho paralelo no principal ganha-pão.

Leniza Krauss grava vídeo de sua agência de comunicação - Reprodução - Reprodução
Leniza Krauss em vídeo de sua agência de comunicação
Imagem: Reprodução
"Meu dia a dia estava sendo um massacre, porque fazia bem meu trabalho na TV, por mais que estivesse cansada, e tinha que me dedicar à empresa, porque era o meu futuro. Não conseguia mais manter a Record e a empresa. A Record não me deixava fazer as duas coisas, não permitia usar o meu nome, porque era da emissora. Tive que optar. Pedi demissão e a empresa solidificou. Implantei um jeito novo de comunicação, fiz pilares e metodologia. Este é o novo desafio", conta Leniza, empolgada, ao UOL.

Fora da TV e do jornalismo policial, ela admite que trabalha mais como empresária do que no "Cidade Alerta". Além de tomar conta da agência, faz palestras e grava vídeos para empresas que exigem sua presença nos materiais de divulgação. Mesmo sem horário para dormir e acordar, ela diz que sente prazer por estar fora da desgastante cobertura policial.

"Eu lidava com notícias de crime todo dia. Hoje não mais, o cenário já muda completamente. Estou trabalhando mais do que na Record, mas sinto um prazer tão grande, é tão gostoso. O ritmo com um ambiente leve é diferente. O mundo corporativo abraça de outra forma. É realmente a certeza do que eu já deveria ter feito", compara.

Record desfigurou "Cidade Alerta" após morte de Rezende

Leniza Krauss no "Cidade Alerta" - Reprodução/Record - Reprodução/Record
Leniza Krauss no "Cidade Alerta"
Imagem: Reprodução/Record
A ex-repórter anunciou sua demissão da Record após a morte de Marcelo Rezende. Durante o afastamento do apresentador para tratar o câncer, a Record reformulou o "Cidade Alerta". Da antiga equipe, conhecida pelos apelidos dados por Rezende, permaneceram poucos, como Fabíola Gadelha, a "Rabo de Arraia", e Luiz Bacci, o "Menino de Ouro".

"[A reformulação] me deu mais segurança [para deixar o programa], mas cada um teve seu motivo. O Bruno ["Peruca"] me falou que priorizaria a mulher, tem dois filhos pequenos, tinha chance no mercado da cidade dele. Foi difícil para todos. Trabalhávamos com um ícone nacional, no começo não sabíamos se o quadro de saúde era sério, e no final praticamente mudou tudo. Quase todos do 'Cidade Alerta' não estão mais", afirma.

Atualmente, Leniza divide a sociedade na agência de comunicação com seu antigo editor-chefe no "Cidade Alerta", Paulo Carvalho, que também deixou o programa. A jornalista ainda mantém contato com os amigos que conquistou durante 14 anos na Record, mas afirma que não assiste mais televisão nem planeja voltar.

"Tem gente que me pergunta: 'Você não vai sentir falta de aparecer na TV?' Não vou, porque não era uma vaidade, só queria fazer o meu trabalho. Fiz amigos na TV, pessoas maravilhosas que fazem parte da minha vida e para quem desejo o melhor. Dedico meu tempo todo para a empresa. Não consigo assistir até por questão de tempo", justifica.