Topo

Chamado de flanelinha, Jaden Smith responde a brasileiros em tom enigmático

Jaden Smith e o pai, Will Smith, posam na final da Copa do Mundo da Rússia - Reprodução/Instagram/willsmith
Jaden Smith e o pai, Will Smith, posam na final da Copa do Mundo da Rússia Imagem: Reprodução/Instagram/willsmith

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

20/07/2018 14h50

Filho de Will Smith, Jaden Smith respondeu a brasileiros após ser comparado a um flanelinha pelo humorista Rodrigo Fernandes, conhecido como Jacaré Banguela. O comentário, publicado na última terça-feira (17), foi repreendido por seguidores que acusaram o comediante de racismo.

Na noite desta quinta, Jaden Smith percebeu que seu nome estava sendo muito comentado por brasileiros e escreveu uma mensagem de agradecimento. "I love you, Brazil ["Eu te amo, Brasil"]", publicou no Twitter.

Na mesma rede social, o filho de Will Smith mandou outro recado para os brasileiros, desta vez uma frase enigmática em português: "Como os espelhos podem ser reais se nossos olhos não são reais". Jaden simplesmente traduziu seu tweet mais famoso, publicado em 2013, com 43 mil compartilhamentos.

O humorista Rodrigo Fernandes, que tirou sarro do vício de Casagrande, e Will Smith ao lado do filho, Jaden - Montagem/UOL/Reprodução/Instagram/jbanguela/willsmith - Montagem/UOL/Reprodução/Instagram/jbanguela/willsmith
O humorista Rodrigo Fernandes, que tirou sarro do vício de Casagrande, e Will Smith ao lado do filho, Jaden
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/Instagram/jbanguela/willsmith

Acusação de racismo

Rodrigo Fernandes, que durante a Copa tirou sarro do vício em drogas de Casagrande, comparou Jaden Smith a um "flanelinha" em uma foto dele ao lado do pai na final da Copa do Mundo da Rússia. Vários seguidores de Will Smith brincaram que o jovem parecia mais velho do que o ator, mas o humorista brasileiro foi além e disse que Jaden havia pedido dinheiro a ele.

"Tenho quase certeza que o filho do Will Smith me pediu dinheiro ontem na esquina da rua Haddock Lobo dizendo que 'tava' olhando meu carro", escreveu Rodrigo Fernandes ao publicar a foto de Jaden Smith com o pai no estádio da final da Copa.

Imediatamente, seguidores o alertaram para o teor preconceituoso da "brincadeira" e lembraram o episódio envolvendo o youtuber Julio Cocielo, que comparou a velocidade do jogador francês Mbappé a de um ladrão fazendo arrastão na praia.

"Jacaré Banguela" chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter. O humorista apagou a publicação e deixou o debate para os seguidores, sem concordar com o racismo embutido na piada. "Bem, o que eu fiz tá feito e apagado. Agora o julgamento é com vocês. Discordo de algumas opiniões, mas o espaço está aberto e o debate sempre será livre", escreveu.

Um tuiteiro, indignado com a comparação, quase desenhou para explicar a Rodrigo Fernandes que a piada era obviamente racista. "Falar que o cara está vestido igual um flanelinha é racismo? Jura mesmo?", questionou o humorista. "Entendo o teu privilégio ao ser alheio a essas questões, mas realmente me entristece saber que, em 2018, principalmente do caso Cocielo, seja necessário te explicar esse tipo de coisa", respondeu o seguidor.

O comediante insistiu: "Estava claramente zoando o fato de que o cara parecia um flanelinha com aquela roupa. Mas enfim, tweet apagado e seguirão os prints e as acusações por aí. Com você sempre vale o debate". O seguidor, então, detalhou os motivos para a brincadeira ser considerada racista.

"Então, vamos lá: esse tipo de piada esta associando cor e vestimenta a um tipo de profissional marginalizado pela sociedade e que não raro é confundido com criminoso. Mensagens como essa reforçam a associação da imagem do preto como pária e influencia um conjunto de violência", explicou o tuiteiro.

Fernandes disse ter concordado com o seguidor, mas insistiu em fazer a piada: "Tudo bem. Concordo com tudo isso aí. Mas não posso nem fazer o comparativo? A piada foi só comparar um com o outro. 'Olha como isso se parece com isso'. Aí virou racismo e o caramba. Você realmente acha que faz sentido?".

O seguidor concluiu com esta frase: "Se o oprimido diz que determinados pensamentos, palavras ou atos reforçam a opressão, você, como opressor, apenas se cala, ouve e entende e se esforça para se tornar um aliado".