Canal pago tira do ar programas com humorista acusado de racismo
O canal pago Comedy Central cancelou a exibição de todos os programas com a participação do humorista Rodrigo Fernandes, conhecido como Jacaré Banguela. Ele comparou Jaden Smith, filho de Will Smith, a um "flanelinha" e foi repreendido por seguidores que interpretaram o comentário como racista.
"Os episódios dos quais ele participa saíram da programação", informou o Comedy Central ao UOL. Rodrigo Fernandes participou de um programa de comédia stand-up do canal pago e chegou a comemorar o convite em suas redes sociais, mas a gravação não irá ao ar.
Quando soube do comentário com teor preconceituoso de um de seus colaboradores, o Comedy Central avaliou com sua matriz, nos Estados Unidos, a posição do canal sobre o caso.
"A Viacom e suas marcas repudiam todo e qualquer tipo de conteúdo de cunho racista, misógino, homofóbico ou que ofenda qualquer pessoa que possui o livre direito de escolher suas preferências religiosas, políticas, sexuais, dentre outras", afirmou a assessoria do canal pago à reportagem.
Humorista fica no SBT
Enquanto seguirá fora do ar no Comedy Central, Rodrigo Fernandes deverá continuar aparecendo no SBT. O humorista é jurado do quadro "Famosos da Internet", do programa "Eliana". Ele participou da atração no último domingo (22), mas sua aparição não foi divulgada pela assessoria de imprensa da emissora.
Segundo um importante diretor do SBT procurado pelo UOL, Rodrigo Fernandes continuará sendo chamado normalmente para o programa de Eliana. A assessoria, por sua vez, informou à reportagem que "novas participações dele estão sendo avaliadas pela direção do programa".
Comentário com Jaden Smith
Rodrigo Fernandes tirou sarro da aparência de Jaden Smith em uma foto ao lado do pai, Will Smith, que publicou a imagem em seu Instagram. Os dois posaram no estádio da final da Copa do Mundo da Rússia. "Tenho quase certeza que o filho do Will Smith me pediu dinheiro ontem na esquina da rua Haddock Lobo dizendo que 'tava' olhando meu carro", escreveu no Twitter.
Imediatamente, seguidores o alertaram para o teor preconceituoso da "brincadeira" e lembraram o episódio envolvendo o youtuber Julio Cocielo, que comparou a velocidade do jogador francês Mbappé a de um ladrão fazendo arrastão na praia.
O humorista apagou o comentário e deixou o debate para os seguidores, sem concordar com o racismo embutido na piada. "Bem, o que eu fiz tá feito e apagado. Agora o julgamento é com vocês. Discordo de algumas opiniões, mas o espaço está aberto e o debate sempre será livre", publicou.
Jaden Smith reparou que estava sendo comentado no Brasil e respondeu a seus fãs. "I love you, Brazil ["Eu te amo, Brasil"]", agradeceu. O filho de Will Smith mandou outro recado aos brasileiros, desta vez uma frase enigmática em português. "Como os espelhos podem ser reais se nossos olhos não são reais". escreveu, traduzindo seu tweet mais famoso, publicado em 2013, com 43 mil compartilhamentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.