Topo

José Luiz Datena chora ao vivo ao noticiar morte de Ricardo Boechat

Datena anuncia ao vivo morte de Ricardo Boechat

UOL Entretenimento

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

11/02/2019 18h08

José Luiz Datena chorou ao noticiar ao vivo a morte do apresentador Ricardo Boechat, de 66 anos, em um acidente de helicóptero nesta segunda-feira (11), na Rodovia Anhanguera, em São Paulo. O piloto da aeronave, Ronaldo Quattrucci, que tentava fazer um pouso de emergência quando foi atingida por um caminhão, também morreu no acidente.

"Com profundo pesar, nesses quase 50 anos de jornalismo, queria informar a vocês que o jornalista, companheiro, o maior apresentador da TV brasileira morreu no acidente de helicóptero no Rodoanel, em São Paulo", disse Datena, muito emocionado. Pela manhã, Boechat havia participado de um evento de um laboratório farmacêutico em Campinas e retornava para o heliponto da Band na hora da queda.

"É um momento muito triste para o Grupo Bandeirantes. O Boechat era o maior jornalista do país pela sua coragem, pela sua forma de combater a corrupção, as injustiças, era hoje uma das grandes referências da história da televisão brasileira. A gente se pergunta se era essa a forma de terminar", desabafou Datena.

Mesmo tendo a confirmação do acidente com o seu principal âncora, a Band aguardou por mais de uma hora para noticiar a morte de Ricardo Boechat por respeito à mulher dele, Veruska Seibel, também jornalista do grupo, que ainda não sabia que o marido estava na queda do helicóptero. 

O UOL apurou que Fernando Mitre, diretor de Jornalismo da Band, foi o responsável por contar pessoalmente a Veruska sobre a morte do marido. 

Johnny Saad, presidente do grupo Bandeirantes, ordenou que a emissora não confirmasse a notícia até que a família do apresentador fosse informada. José Luiz Datena, responsável por noticiar a morte de Ricardo Boechat ao vivo na Band, foi um dos primeiros a saber que o amigo estava na aeronave. Profundamente abalado, Datena teria dito nos bastidores: "Eu tenho que dar essa notícia".

Datena entrou no ar 13h51, durante o programa "Os Donos da Bola", apresentado por Neto, que também estava visivelmente emocionado ao chamar o colega.

Âncora do "Jornal da Band" e da BandNews FM, Ricardo Boechat teve passagens pelos principais jornais do país, como "O Globo", "O Dia", "O Estado de S. Paulo" e "Jornal do Brasil".