Topo

Anti-LGBTQ e ligação com milícias: como a Fox News apresentou Bolsonaro

Bolsonaro é comparado a Trump na Fox News - Reprodução/Twitter
Bolsonaro é comparado a Trump na Fox News Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

19/03/2019 11h53

A Fox News exibiu ontem uma entrevista com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). A âncora da emissora norte-americana destacou que poucos líderes mundiais tentaram se aproximar tanto do discurso do presidente Donald Trump quanto Bolsonaro e falou sobre como o presidente brasileiro declarou que seus antecessores no cargo tinham posições "anti-americanas". O brasileiro chegou a ser chamado de "Trump dos Trópicos".

Entretanto, o canal de TV, conhecido por sua posição à direita no espectro político, também falou sobre comentários de Bolsonaro contra a comunidade LGBT e destacou as supostas relações da família do presidente com "policiais corruptos e gangues paramilitares" (as milícias no Rio de Janeiro).

"O capitão de exército de extrema-direita tem uma longa história de comentários que são antagônicos a valores americanos, especialmente quando se fala da comunidade LGBT. Bolsonaro já estimulou violência contra brasileiros LGBTQ. Mas são as suas relações e de sua família com policiais corruptos e gangues paramilitares que estão sendo manchete agora. Semana passada dois ex-policiais foram presos pelo assassinato de uma vereadora no ano passado e a mídia brasileira tem publicado fotos de Bolsonaro de braços dados com um dos suspeitos", afirmou a apresentadora Kristin Fischer.

Em entrevista à Fox News, Bolsonaro rebateu acusações de que teria ligação com milícia e a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco.

"Sou um capitão do Exército brasileiro e parte dos oficiais da polícia do Rio de Janeiro são grandes amigos meus. Por coincidência, um desses suspeitos de ter matado a Marielle não era na verdade vizinho meu, mas morava do outro lado de uma outra rua [do condomínio]. Mas, a mídia sempre me criticou e estabeleceu uma conexão", afirmou.