Topo

Globo tem debandada e troca mais de uma dúzia de jornalistas em um ano

André Luiz Azevedo (à esq.) e Tonico Ferreira (à dir.) deixaram a Globo em 2018 - Divulgação/TV Globo Montagem/UOL
André Luiz Azevedo (à esq.) e Tonico Ferreira (à dir.) deixaram a Globo em 2018 Imagem: Divulgação/TV Globo Montagem/UOL

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

03/04/2019 04h00

Conhecida por manter longos contratos com seus principais profissionais do jornalismo, a TV Globo vem promovendo mudanças na área e tem visto muitos rostos bem conhecidos do público deixarem a tela. Em pouco mais de um ano, 14 jornalistas deixaram a emissora, demitidos ou não.

As mudanças se intensificaram principalmente no segundo semestre do ano passado, quando Izabella Camargo foi pega de surpresa e demitida após voltar de licença. Só em março deste ano, outras duas apresentadoras foram desligadas.

Carla Vilhena encabeça a lista de profissionais que deixaram a emissora no período. Ela anunciou a saída em janeiro de 2018 --teve o contrato encerrado dois meses depois-- para se dedicar ao seu blog pessoal, segundo afirmou.

"Aproveito para compartilhar com vocês o amor que sempre me ligou à Globo, emissora onde entrei há 34 anos e que me ensinou a fazer televisão", escreveu à época.

Caros amigos e colegas: Nossa profissão está mudando, o mundo está mudando e outras formas de comunicação surgem a todo instante, chamando para novos desafios. Há um ano e meio experimentei algo que me trouxe uma enorme satisfação: a criação de um blog, que virou um site pessoal, onde pude expor um pouco mais de quem sou e do que desejo ser. Tive que, para isso, criar redes sociais para dar suporte e divulgação ao site. Conheci um mundo completamente novo. Me surpreendi, aprendi muito - e gostei. Por isso, este e-mail, que não é uma despedida, já que continuarei pertinho de vocês, nesse mundo tornado ervilha. Meu projeto pessoal precisa ampliar fronteiras e, enquanto fui vinculada ao jornalismo, estive durante algum tempo impossibilitada de fazer isso. Aproveito para compartilhar com vocês o amor que sempre me ligou à Globo, emissora onde entrei há 34 anos e que me ensinou a fazer televisão. Vou aproveitar algumas férias acumuladas para descansar, até o fim do contrato. Agradeço de coração a todos os que tornaram possível a transformação da vida daquela menina que, em 1984, entrou por uma porta no Jardim Botânico para fazer edição de imagens nas Olimpíadas de Los Angeles. Agradeço à vida, que me deu tanto. E agradeço a Deus, que me sustenta e ampara aonde eu for. Com carinho, Carla Vilhena . . . #150milseguidores #gratidão #deusnocomando #estilocarla #blogdacarlavilhena

A post shared by Carla Vilhena (@carlavilhenaa) on

Aos 71 anos e com quase quatro décadas na Globo, Tonico Ferreira deixou a emissora em abril do ano passado, o que surpreendeu muita gente, inclusive o diretor geral de jornalismo e esportes, Ali Kamel, que descreveu sua reação em carta. "Doeu, mas não pude dizer não. Ninguém resiste ao Tonico",

O jornalista tinha mais dois anos de contrato com a emissora, mas optou por antecipar a aposentadoria para "ler, estudar, viajar e ficar mais perto da família".

Outro que também deixou a Globo em abril foi o repórter esportivo Abel Neto. Ele anunciou a saída após mais de 20 anos de emissora para trabalhar na concorrência.

"Foi uma honra trabalhar e aprender com tanta gente boa na TV Globo. Parto para novo desafio. O Fox Sports é a minha nova casa", escreveu.

No início de junho, a repórter Denise Barbosa pediu demissão da GloboNews para trabalhar em uma corretora de valores em São Paulo.

Ela estava no canal de notícias do Grupo Globo havia 8 anos, após outros quatro como apresentadora da Globo Minas.

No mês seguinte foi a vez de Andrei Kampf, repórter especial da Globo que trabalhou em todos os programas jornalísticos da casa.

"O adeus é sempre difícil, até quando necessário."

GLOBO O ADEUS É SEMPRE DIFÍCIL, ATÉ QUANDO NECESSÁRIO. MAS ELE SE TORNA PARTICULARMENTE COMPLICADO QUANDO ESTAMOS DIANTE DE ALGO QUE SE CONFUNDE COM GRANDE PARTE DA NOSSA VIDA. HOJE SAÍ DA REDE GLOBO. FORAM 25 ANOS (FOTO1, BERLIM) SEGURANDO A MESMA CANOPLA (MAIS DA METADE DA MINHA VIDA). EM TODOS OS DIAS DESSES ANOS, SEMPRE FUI GUIADO POR UMA DUPLA PODEROSA: ÉTICA E PAIXÃO! COMEÇOU LÁ NOS ANOS NOVENTA NA RBS TV, DE ESTAGIÁRIO A REPÓRTER E APRESENTADOR DO GLOBO ESPORTE (FOTO 2). DEPOIS, TRÊS ANOS NA GLOBO NORDESTE. E, POR FIM, DOZE (!) NA GLOBO EM SÃO PAULO. QUANTAS HISTÓRIAS, QUANTAS AVENTURAS. FIZ COBERTURA DE OLIMPÍADAS ( FOTO 3), COPA DO MUNDO, MUNDIAL DE CLUBES (FOTO 4,,ABU DHABI), FINAIS DE LIBERTADORES, F1..... NESTE TEMPO FUI A TRINTA E DOIS PAÍSES ATRÁS DE HISTÓRIAS ESPETACULARES. CONTEI UM DOS RECORDES MUNDIAIS DE CESAR CIELO, MOSTREI GUGA NA CALÇADA DA FAMA DO TÊNIS MUNDIAL. FIZ ENTREVISTAS EXCLUSIVAS COM MESSI,(FOTO 5, BARCELONA) CRISTIANO RONALDO, INIESTA, ZOFF, KAHN, PLATINI, RONALDOS, ETC? AJUDEI A APRESENTAR NEYMAR PRO MUNDO. ESSA AVENTURA TAMBÉM ME FEZ CONHECER PERSONAGENS QUE ENGRANDECEM O ESPORTE, MESMO SEM TEREM UM NOME CONHECIDO, COMO NA SÉRIE SOBRE A QUARTA DIVISÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO E NA SÉRIE SOBRE AS ELIMINATÓRIAS DAS ILHAS DO PACÍFICO PRA COPA NO BRASIL. TODOS ELES COM HISTÓRIAS INCRÍVEIS QUE PRECISAVAM SER CONTADAS. NESSE TEMPO COMO REPÓRTER ESPECIAL, TRABALHEI PRA TODOS OS PROGRAMAS JORNALÍSTICOS DA GLOBO, TAMBÉM COMO COMENTARISTA NO SELEÇÃO SPORTV E BEM, AMiGOS E TAMBÉM APRESENTEI ALGUMAS VEZES, COMO O BLOCO DE ESPORTES NUM BAITA JORNAL, O JORNAL DA GLOBO (FOTO 6). TUDO ISSO FOI SEMPRE DESAFIADOR. MAS AINDA MAIS LEGAL FOI TER CONHECIDO EM TODOS ESSE ANOS PESSOAS FANTÁSTICAS, QUE TRABALHAVAM DIARIAMENTE COMIGO SEM A VAIDADE DE TER UM NOME ESTAMPADO NA TV. PESSOAS QUE SEMPRE FORAM FELIZES NO ANONIMATO PORQUE ENTENDERAM O QUANTO É ESPECIAL O SIMPLES E GIGANTESCO GESTO DE QUERER FAZER BEM FEITO. ELAS SEMPRE ENTENDERAM MUITO BEM QUAL É, TAMBÉM PRA MIM, A PRINCIPAL MISSÃO NUMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: CONTAR GRANDES HISTÓRIAS, AS HISTÓRIAS DOS OUTROS. UM BEIJO NO CORAÇÃO DOS MEUS AGORA EX COLEGAS E SEMPRE AMIGOS DA TV GLOBO

A post shared by Andrei Kampff (@andreikampff) on

Discreta, Millena Machado só revelou a sua saída da Globo um mês depois, através de post publicado nas redes sociais.

Ela apresentava o programa "Auto Esporte" desde 2011, quando substituiu Silvia Garcia.

Diagnosticada com Síndrome de Burnout, doença associada à rotina estressante, Izabella Camargo ficou afastada por um tempo do trabalho.

Após voltar no início de novembro, a ex-moça do tempo do "JN" foi pega de surpresa ao ser comunicada pela direção da emissora de sua demissão.

Obrigada por tudo! Vamos em frente!

A post shared by Izabella Camargo (@izabellacamargoreal) on

Um dos profissionais mais experientes da Globo, André Luiz Azevedo, 68, anunciou a saída da emissora após 36 anos. Não se sabe o motivo que causou a saída do jornalista veterano, mas o fato é que estava sendo subaproveitado no jornalismo.

Um de seus últimos trabalhos foi como mediador do debate a governador de Roraima, na Rede Amazônica, afiliada da Globo na região.

No final de 2018, Alexandre Garcia deixou a TV Globo após mais de 30 anos como repórter, apresentador e comentarista de telejornais. "Nesses 31 anos de aprendizado, agradeço o companheirismo, o carinho, a confiança, o respeito, que recebi de todos na Globo", escreveu ele.

Garcia foi substituído na bancada do "Jornal Nacional" por Dony De Nuccio.

Apresentador do programa "Em Pauta", da Globo News, Sergio Aguiar anunciou a sua saída depois de 22 anos trabalhando no canal de notícias. O anúncio ocorreu através de rápida mensagem divulgada nas redes sociais em janeiro.

"Vou tirar algumas semanas para descansar e avaliar projetos", resumiu o jornalista

André Azeredo surpreendeu até mesmo os colegas ao pedir demissão em pleno plantão de Carnaval. Pediu demissão para comandar um telejornal na Record.

"Eu quero experimentar. Testar. Tentar. Viver", escreveu ele em sua despedida.

Apresentador do "Bem Estar", Fernando Rocha também não teve o seu contrato renovado e deixou a Globo em fevereiro.

"Fui pego de supetão. A decisão de mudar o programa foi do Mariano [Boni, diretor de conteúdo de Variedades] , ele reformulou esse grupo e me comunicou que eu iria deixar e me deixou a vontade pra procurar outros projetos dentro e fora da Globo. Não tive tempo de me despedir", disse ele.

Dias depois, Mariana Ferrão anunciou que também estava deixando a atração para se dedicar a novos projetos. "A sensação é de liberdade, de ser eu mesma, de estar fortalecida para ir atrás daquilo que eu sou. Achei que estava na hora de sair e tocar meus projetos pessoais", explicou ela nas redes sociais.

Mariana foi substituída por Michele Loreto. Dias depois, a Globo anunciou que o programa viraria quadro do "Encontro com Fátima Bernardes".

Apresentadora de esportes no "Bom Dia Brasil", Cris Dias foi mais uma que não teve o contrato renovado e deixará a TV Globo em junho, após 13 anos de serviços prestados. Carol Barcellos assumiu o seu posto nas manhãs da emissora.

n o v o s v e n t o s pic @caiopaduan

A post shared by Cris Dias (@crisdiass) on