Topo

Novela

O Sétimo Guardião


Veterinária desmente autor e diz que Marina Ruy Barbosa não vai adotar León

Reprodução/Instagram
Marina Ruy Barbosa com a gata Lucky Star, uma das intérpretes de León em "O Sétimo Guardião" Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

2019-05-14T04:00:00

14/05/2019 04h00

Marina Ruy Barbosa não ficará com um dos gatos que dão vida a León em "O Sétimo Guardião". A novela chega ao fim na próxima sexta e o autor Aguinaldo Silva insinuou que a atriz, que contracenou muitas vezes com o guardião felino iria levá-lo pra casa, mas segundo a veterinária que cuida dos bichos (são quatro se revezando em cena), tudo não passou de uma brincadeira.

"Eu vi que o Aguinaldo postou, mas não sei com qual intuito, se foi uma piada... Porque ele é da polêmica, né?", disse ao UOL Patricia Rober, sócia da empresa da Animais em Cena, responsável pelos gatos da novela. "Aquela foto eu que tirei nos bastidores da última gravação, no sábado. Não tem nada disso que ela vai ficar com o gato. Foi só uma foto de bastidor".

Patrícia diz que não teria coragem de separar os gatos, que são irmãos, e é ciumenta ai falar dos "filhos". "Ela [Marina Ruy Barbosa] gosta muito da Lucky e vê que são meus filhos. Acho que ela não teria nem coragem de me pedir. Os gatos são meus e vivem juntos".

Além da gata Lucky Star, os outros felinos da raça Bombay são Pepe, Nix e Peg. Eles foram trazidos dos Estados Unidos para a participação como León na trama das 21h. A veterinária e o adestrador Anderson Gonsales foram os responsáveis pelas gravações em esquema de rodízio.

A primeira cena de León da novela, aquela em que o gato persegue o carro de Gabriel (Bruno Gagliasso) pela Avenida Paulista, foi feita com a gata Lucky, por exemplo. Patrícia conta que, por serem bichos mais independentes, os gatos são mais difíceis de adestrar, por isso buscou explorar habilidades diferentes de cada um em cena.

"Tem que ter mais paciência, mais amor. A gente vê a aptidão de cada um. A Nix fazia cena de escalada porque adora saltar. O Pepe já gosta de colo e de correr, então eu saio correndo e ele vai atrás de mim. A Lucky são cenas específicas, como aquelas em que precisa desmaiar", conta.

Após meses de filmagem, a veterinária conta que não só Marina, mas boa parte do elenco se apegou aos bichanos. Bruno Gagliasso, por exemplo, tinha medo de gatos antes de contracenar com os felinos de pelagem preta e olhos amarelados.

"No começo, quando fomos fazer as fotos de divulgação, ele tinha muito medo do gato. Ele criou um carinho que, quando me vê, pergunta por eles. Ficou tão encantado que parece que até adotou um gato para a filha dele em Noronha".

Público fez León voltar à novela

Arquivo pessoal
Gatos Lucky, Pepe, Nix e Peg deram vida ao misterioso León em "O Sétimo Guardião" Imagem: Arquivo pessoal
León, que na história se transforma em humano na pele do ator Eduardo Moscovis, fez tanto sucesso com o público que teve a participação estendida em quase 40 capítulos.

"Quando o Aguinaldo falou que o gato iria sair, a internet veio abaixo pedindo a volta do León. Foi uma surpresa! Tenho a empresa há mais de 16 anos e nunca aconteceu de um personagem ser tão querido assim. Onde eu paro com ele as pessoas pedem fotos", diz Patrícia, que criou uma página para o pet no Instagram que já soma mais de 46 mil seguidores.

"O Aguinaldo precisou escrever mais cenas [com o León], de visões da personagem da Marina, para fazer a vontade do público. Ele vai estar no penúltimo e último capítulos", adianta ela.

A profissional também comemora o sucesso de León como uma vitória em relação ao preconceito com gatos pretos.

"Sempre gravei com o gato preto sendo o bicho da bruxa e do vilão. É a primeira vez que ele é o herói da história. O pessoal de proteção [animal] me fala que o gato preto não fica mais encalhado. Recebo dezenas de fotos de pessoas que adotaram gato preto e estão colocando o nome de León ou Leona", afirma.

Arquivo pessoal
Gatos que deram vida a León foram importados dos Estados Unidos especialmente para a novela Imagem: Arquivo pessoal

Em sua despedida, a expectativa é de que León apareça na cena final da novela com Marina Ruy Barbosa. Segundo o site oficial da trama, no GShow, Luz retornará a Serro Azul após sete anos.

"Eu já te vi em tantos lugares, León! Mas sei que você só está num deles", dirá a personagem.