Topo

Filha do Saci, atriz se emociona com homenagem ao "Sítio" em "Verão 90"

Dandara Mariana e seu pai, Romeu Evaristo, que fez o Saci Pererê na primeira versão do "Sítio do Pica-pau Amarelo" Imagem: Reprodução/Instagram

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

22/05/2019 04h00

Em breve, "Verão 90" fará uma homenagem ao "Sítio do Pica-Pau Amarelo", e Isabelle Drummond, a Manuzita, terá a chance de reviver Emília, personagem que interpretou por anos no icônico programa infantil. Mas ela não será a única homenageada. A atriz Dandara Mariana e seu pai também serão homenageados. É que ela é filha de Romeu Evaristo, humorista que viveu o Saci Pererê na primeira versão do "Sítio", exibida entre 1977 e 1986.

No roteiro, Manuzita falará: "Adorava o Saci! Outro dia eu vi o ator no shopping com a filhinha dele, uma graça". A frase, mais uma das muitas referências da trama que se passa nos anos 90, é uma homenagem ao ator e sua filha, uma criança na época em que o programa foi ao ar.

"Isabelle [Drummond] falou: 'Gente, talvez essa seja a última vez que eu me vista de Emília'. E ao falar no meu pai, que fez parte de uma geração, que está na memória das pessoas com um personagem, um ícone, é muito lindo. Eu era pequenininha. E de fato isso aconteceu!", disse a atriz nos bastidores da novela.

Depois de uma passagem de sucesso pela novela "A Força do Querer" (2017), onde viveu Marilda, a atriz agora está na pele de...Dandara! Sim, o nome da personagem é o mesmo, e as semelhanças, segundo a atriz, não acabam aí.

"Estou muito feliz com a novela, pela Dandara ter caído nas graças do povo. Tenho ouvido tanta gente apoiando, falando sobre a força dessa garota. É uma menina muito pra frente, empoderada. Ela tem orgulho de quem ela é, de onde veio, é muito segura. Eu me sinto uma mulher corajosa. Esse nome veio também com esse potencial, acho que não é à toa que essa menina se chama Dandara, me identifico muito", comemora.

Cabelo alisado

Dandara (Dandara Mariana) se desespera após ter cabelo alisado em "Verão 90" Imagem: Reprodução/TV Globo
Na trama, Dandara se casa com o rico Quinzinho (Caio Paduan), um playboy que se apaixona verdadeiramente por ela. Entretanto, ela precisa lidar com o preconceito da sogra, Mercedes (Totia Meireles), que não aceita de forma nenhuma a nora. Em uma das cenas mais impactantes da novela, a megera fez com que a mocinha alisasse seu cabelo sem saber, a deixando revoltada.

"Acho uma cena icônica, foi muito especial. Sei que muitas meninas passam por isso. Acho que a Mercedes quer enquadrar a Dandara de qualquer forma dentro dos padrões que ela entende que é uma pessoa da high society", diz a atriz.

"Uma pessoa com dread é vista como uma pessoa 'vida louca'. A gente sofre esses preconceitos. Eu acho que nós mulheres negras podemos ser lisas, cacheadas, relaxar o cabelo, acho que a gente pode tudo, desde que seja consciente a nossa escolha, e não pelo olhar do outro".

Já a Dandara da vida real conta que, quando era mais jovem, também teve dificuldades em aceitar seus cabelos cacheados.

"Nunca alisei meu cabelo, nem na infância. Acho que nossas referências são muito importantes. Eu tinha como referência a Melanie B, das Spice Girls. Eu olhava para ela e achava aquela mulher uma potência. Mas é óbvio que sofri retaliações. Na adolescência eu não soltava meu cabelo. Eu não alisava, mas também não assumia, estava sempre com ele amarrado, com vergonha".

Dandara acredita que sua personagem abre a oportunidade para debate e pode servir de inspiração para diversas pessoas.

"As meninas me escrevem, mandam inbox e vejo como tenho uma responsabilidade. Por isso é muito importante a gente ter negros fazendo a telenovela, estar em todos esses lugares. A gente vive em um país miscigenado. Quem na realidade não é negro no Brasil? A gente precisa desse espelho. Me sinto honrada de estar fazendo com que essas meninas se empoderam", afirma.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filha do Saci, atriz se emociona com homenagem ao "Sítio" em "Verão 90" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!