Topo

Atriz que deu 1º beijo de Kaysar na TV já passou fome e foi camelô no Rio

Santinha (Cristiane Amorim) trabalha na casa da família Nasser em Órfãos da Terra - Paulo Belote/Globo
Santinha (Cristiane Amorim) trabalha na casa da família Nasser em Órfãos da Terra Imagem: Paulo Belote/Globo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

25/06/2019 04h00

Entre os casais de Órfãos da Terra um em especial tem ganhado destaque e o coração dos telespectadores há algumas semanas. Santinha (Cristiane Amorim) e Fauze (Kaysar Dadour) formam o improvável par que tem conquistado cada vez mais espaço na trama. A novela é o trabalho de estreia do ex-BBB na televisão e Cristiane tem 25 anos de experiência como atriz, carreira pela qual ela já passou grandes dificuldades para manter.

Baiana de Amargosa, ela se formou na Escola de Teatro da UFBA (Universidade Federal da Bahia) em Salvador, onde fez carreira antes de se mudar para o Rio, há 14 anos. Para se manter na nova cidade, até arrumar trabalho, Cristiane afirma que teve dificuldades até para comer.

"Era uma fase difícil. Já tive que comer um pão de manhã porque tinha guardar o outro para comer à noite. De comer arroz e feijão e não ter carne por alguns meses. Mas isso foi por eu ter escolhido vir para o Rio. Por sair de Salvador, de um mercado onde eu já trabalhava, me sustentava como atriz. Tive que vir para cá tentar crescer na carreira. Quando se chega em outra cidade e você não é ninguém, fica meio sem valor", contou a atriz ao UOL.

Em seus primeiros seis meses no Rio, Cristiane pagou as contas com o dinheiro que conseguiu ao vender seu carro, já velhinho, em Salvador. Com poucos trabalhos de participações na TV e o dinheiro acabando, ela conta que teve que se virar para se manter.

"Trabalhei na loja de um amigo de um amigo, que só durou dois meses. Não queria nada fixo para não mudar meu rumo. Vim com foco em fazer TV. Também trabalhei no bar de uma amiga, fui pesquisadora... Sempre ganhava muito pouco, só para pagar um quarto em Copacabana e comida. Passei por essa dificuldade com orgulho, sou determinada. Faço qualquer coisa para investir na carreira."

Foi também nessa época que Cristiane tentou não depender de outras pessoas para trabalhar e fez, ela mesma, artesanato para vender na praia.

"Sempre me virei para continuar morando no Rio, uma cidade muito cara. Como sempre gostei de trabalhos manuais, fiz artesanato e tentei vender na praia. Nossa, foi terrível! Já coloquei barraca na Praça 15 [centro da cidade] com roupas que não usava mais. Foi um misto de fase ruim e feliz. Estava encantada com o Rio."

Cristiane Amorim em cena com Mel Maia em Joia Rara, de 2013 - Alex Carvalho/Globo - Alex Carvalho/Globo
Cristiane Amorim em cena com Mel Maia em Joia Rara, de 2013
Imagem: Alex Carvalho/Globo
Seu primeiro papel em novelas veio quando a atriz já estava no Rio havia quatro anos. Da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, Órfãos da Terra é a terceira trama de Cristiane com as autoras. Ela também fez Cordel Encantado, de 2011, como Janaína e Joia Rara, em 2013, como Zefinha, papel escrito especialmente para ela. A atriz também foi convidada para o papel de Santinha.

"A Amora [Mautner, diretora artística da trama] conheci em As Cariocas [série de 2010]. Ela gostou do meu trabalho em Cordel e as autoras também. Por conta disso me convidaram para Joia Rara e escreveram um papel para mim. Em Órfãos, temos 11 atores que foram de Cordel Encantado. Somos uma família. Elas gostam de trabalhar com quem já trabalharam."

Parceria

Cristiane sabia que Santinha teria um affair na trama, mas desconhecia o personagem com quem ela se relacionaria. Ela, empregada doméstica, mente para ele e finge ser uma rica dona de loja - o estabelecimento é de seus patrões. Já ele, de volta à trama depois de um tempo, diz ser o dono da pizzaria em que trabalha.

"De que forma o Fauze ia voltar para a história? É muito legal. Duca e Thelma são geniais nessa trama rápida, que um conflito se resolve e aparece outro. Amei a mentirada dos dois. Ela fala do jeito nordestino, ele em árabe e ela não entende, adorei esse jeito de explorar o humor", contou Cristiane, que diz ter uma ótima sintonia com Kaysar.

"As gravações estão ótimas, melhor impossível. O Kaysar apesar de ser novato na dramaturgia é muito focado, dedicado, inteligente e principalmente é aberto a aprender. Se fosse fechado não iria crescer e evoluir. A direção e a preparação de elenco fizeram muito bem a preparação do Kaysar. E acaba que também aprendo com ele. Contracenar é trocar, interpretar é jogar."

Na trama, o relacionamento de Santinha e Fauze fica cada vez mais íntimo. No capítulo do dia 15 eles se beijaram pela primeira vez e quebraram a Internet.

Cristiane entregou que o primeiro beijo do casal também foi o primeiro de Kaysar na televisão e o ex-BBB estava preocupado com a atuação.

Fauze (Kaysar Dadour) e Santinha (Cristiane Amorim) formam casal em Órfãos da Terra - Globo - Globo
Fauze (Kaysar Dadour) e Santinha (Cristiane Amorim) formam casal em Órfãos da Terra
Imagem: Globo
"Como ele está começando agora na carreira de ator e nunca ter dado um beijo técnico, era a preocupação dele. Em uma cena ou outra, dou dicas. Está sendo divertido. Ele está arrasando, tem uma carreira inteira pela frente para brilhar. Falei para ele aproveitar porque dentro da novela ele está tendo oportunidade de mostrar várias facetas. Começou como vilão e dentro da mesma novela está fazendo romântico e humor. Daqui a pouco está protagonizando."

Os mesmos fãs que Kaysar conquistou no Big Brother Brasil em 2018 o acompanham na novela e também estão encantados com Santinha.

"Essa modernidade de shippar, já tem até um fã clube de Fautinha. As fãs do Kaysar já viraram minhas fãs. O sucesso do casal, das cenas, se deve a vários fatores. Vem de um bom texto, sensibilidade da direção. E com um bom produto em mãos, nada melhor do que as fãs, que vão divulgando. O primeiro beijo foi top no Twitter, uma repercussão maravilhosa."

Ontem, foi a primeira noite de amor do casal e, claro, pelo Twitter, os fãs vibraram com a sequência de cenas.