Topo

Avenida Brasil da Amazônia? Conheça Ouro Verde, novela portuguesa da Band

Divulgação/TVI
Imagem: Divulgação/TVI

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

28/06/2019 04h00

Vingança, atentados, amores proibidos. São ingredientes bem conhecidos dos fãs de novelas brasileiras, mas estão em Ouro Verde, produção portuguesa, originalmente exibida pela TVI, que a Band exibe no lugar das histórias turcas a partir de julho. De autoria de Maria João Costa e vencedora de um Emmy em 2018, a novela também traz alguns rostos familiares por aqui no elenco.

O UOL mostra porque o intercâmbio com a terrinha, que sempre rendeu bons frutos para as tramas globais, pode conquistar também os brasileiros:

Jorge Monforte na verdade é... Zé Maria!

Zezé Motta e Diogo Morgado em cena de Ouro Verde - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Zezé Motta e Diogo Morgado em cena de Ouro Verde
Imagem: Reprodução/Youtube

A história gira em torno de um tema manjado, mas nunca esgotado, das novelas: a vingança. Nos melhores moldes de Avenida Brasil (2012) e O Outro Lado do Paraíso (2018), um personagem injustiçado no passado tem uma virada em sua vida e retorna anos depois para dar o troco em seus algozes, com direito a identidade falsa e mudança de nome.

O vingativo da vez chame-se Zé Maria (Diogo Morgado). O pai dele, João (Paulo Pires), trabalha em um grande banco de Portugal como diretor financeiro, quando a instituição é envolvida em um escândalo de fraude, e João é feito de bode expiatório pelo poderoso Miguel (Luís Esparteiro), presidente do banco. Quando João promete denunciar Miguel e suas falcatruas, o vilão arma um atentado para liquidar com o funcionário e toda sua família. O único sobrevivente é Zé Maria, que falsifica a própria morte e foge para o Brasil.

O grande problema é que ele deixou para traz Bia (Joana de Verona), por quem se apaixona e que, por capricho do destino, é filha do banqueiro que acabou com sua vida. No Brasil, ele conhece e ganha a afeição de Januário Cavalcanti (Gracindo Júnior), dono de muitas terras na Amazônia. Ele decide empregar o rapaz como peão em sua fazenda e, após sua morte, deixa tudo para o fiel funcionário, que adota o nome de Jorge Monforte.

Rico e poderoso, ele retorna a Portugal e compra uma parte no banco de Miguel, seu grande rival, e se prepara para se vingar dele. Mas seu coração fica dividido ao reencontrar Bia, grande amor da sua vida. Vingança ou amor? Um dilema batido, mas que ainda rende muita história.

Oi, sumidos

Silvia Pfeifer e Diogo Morgado em Ouro Verde, novela portuguesa que estreará na Band - Reprodução/TVI - Reprodução/TVI
Silvia Pfeifer e Diogo Morgado em Ouro Verde, novela portuguesa que estreará na Band
Imagem: Reprodução/TVI
Se até agora você não se identificou com nenhuma dessas tramas, o elenco tem diversos rostos conhecidos dos brasileiros. Além de Gracindo Júnior, Zezé Motta, Úrsula Corona e Bruno Cabrerizo também participam da história.

Pelo menos dois atores estarão no ar em duas emissoras a partir de julho. Silvia Pfeifer, no ar em Topíssima, da Record, faz Monica, uma médica que vira amiga de Zé Maria. Já o ator português Pedro Carvalho, o Abel de A Dona do Pedaço, também está na trama de 2017.

Versão brasileira

Uma das informações inusitadas que foram divulgadas sobre Ouro Verde é que a Band pediu para que novela seja dublada no Brasil. O que significa que, mesmo com os atores falando português, eles ganharão sotaque brasileiro.

Silvia Pfeifer dublará Silvia Pfeifer? Na versão original, a atriz conjuga os verbos como uma portuguesa, usando tu no lugar de você, por exemplo, mas com um sotaque brasileiro.

A música brasileira também está na trilha de Ouro Verde. "Velha Infância", hit dos Tribalistas que embalou o romance de Edwirges (Carolina Dieckmann) e Cláudio (Erik Marmo) em Mulheres Apaixonadas (2003), é tema do casal protagonista.

Te cuida, Walcyr Carrasco!

A equipe de Ouro Verde celebra a vitória do Emmy Internacional   - Divulgação/TVI - Divulgação/TVI
A equipe de Ouro Verde celebra a vitória do Emmy Internacional
Imagem: Divulgação/TVI
A trama também chega ao Brasil com um currículo muito positivo: ela conquistou o Emmy Internacional de Melhor Novela em 2018.

Ouro Verde concorreu com duas produções da Turquia e uma do México, saindo como grande vitoriosa e se tornando a terceira novela portuguesa a vencer o prêmio.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto dizia que Ouro Verde foi a segunda novela portuguesa a ganhar o Emmy Internacional de melhor telenovela. Mas, na verdade, ela foi a a terceira a ganhar. A informação foi corrigida.