Atriz diz como escondeu câncer para Aguinaldo Silva durante novela da Globo
Paulo Pacheco
Do UOL, em São Paulo
14/07/2019 04h00
A atriz Simone Zucato realizou o sonho de atuar em uma novela das nove da Globo. Em 2018, interpretou a beata Liliane em O Sétimo Guardião. Mas, por pouco, sua estreia no horário nobre da emissora não aconteceu. Dois dias após ser convidada por Aguinaldo Silva, descobriu um câncer de mama. Para manter o sonho vivo, ela escondeu a doença até a reta final da trama.
Hoje "curada" (98,4%, segundo ela), a atriz de 43 anos comemora a volta por cima com a peça Sylvia, em cartaz desde a última sexta no Teatro das Artes, em São Paulo. Ela comprou os direitos do espetáculo, lançado na Broadway em 1995, e interpreta o papel principal, que nos Estados Unidos foi de Sarah Jessica Parker.
Veja também
- Fagundes fala da morte, tema de nova novela, e critica governo: "desmanche"
- Vestido de vilã de "O Sétimo Guardião" surge à venda em "A Dona do Pedaço"
- Atriz cearense Duda Riedel comemora recuperação de leucemia: "É um milagre"
- Repórter da Globo, Naspolini lembra luta contra 4 cânceres: "É devastador"
Ao UOL, Simone revela que ficou surpresa com a descoberta do tumor maligno na mama esquerda, em 2017: "Câncer de mama tem característica genética, mas ninguém na minha família teve. Descobri durante um exame, fiquei preocupada e fui atrás. Peguei no começo, dei muita sorte, por isso só retirei metade da mama".
Além da cirurgia para extrair o tumor, a atriz passou por uma plástica para igualar o tamanho das mamas, submeteu-se a sessões de radioterapia, concluídas em janeiro de 2018, e começou o tratamento quimioterápico com medicamentos. Durante cinco anos, ela precisará tomar remédios para impedir um novo tumor maligno.
"Aguinaldo Silva se emocionou"
Os efeitos colaterais da quimioterapia, como náusea, insônia e fadiga muscular, não foram a pior parte do tratamento contra o câncer. Para Simone Zucato, difícil foi tentar manter uma aparente normalidade durante as gravações de O Sétimo Guardião.
"Para mim, não havia a possibilidade de não fazer [a novela]. Eu tinha que fazer. Tinha muito medo de falar para as pessoas e elas ficarem preocupadas de eu não fazer o trabalho e perdê-lo. Fiquei muito calada, esperei muito tempo até contar", afirma a atriz, que confessa ter sentido medo de morrer.
"Minha primeira reação foi ligar para o médico e falar: 'Tenho uma novela para fazer e tenho que ficar boa em seis meses'. Fui muito prática. Claro que é difícil, tive medo de morrer, até o convênio liberar o hospital para a cirurgia, aquela parte burocrática, tive muito medo, chorava à noite, acordava assustada, preocupada porque tinha uma doença que crescia dentro de mim. Mas foi tudo com muito mais tranquilidade porque eu tinha a novela", recorda.
Simone Zucato visitou Aguinaldo Silva em sua casa para contar sobre o câncer apenas um mês antes do fim de O Sétimo Guardião. Na mesma semana, marcou uma reunião e revelou ao diretor, Rogério Gomes, o Papinha.
"O Aguinaldo ficou extremamente emocionado, porque falei que só atravessei toda essa fase difícil graças a ele. Para mim, ele deu o maior presente da minha vida. O 'Papa' [Rogério Gomes] ficou um pouco admirado. 'Mas aqui dentro você nunca mostrou nada, nunca passou mal, nunca se queixou de nada'. Respondi que quando a gente está feliz não há doença que coloque para baixo", lembra.