"Aprendi muito com ela", diz Zezé Motta; veja homenagens para Ruth de Souza
Famosos usaram as redes sociais hoje para lamentar a morte da atriz Ruth de Souza, aos 98 anos. Ela estava internada no hospital Copa D'Or no Rio de Janeiro por conta de uma pneumonia.
Atores, cantores e outras celebridades deixaram mensagens de carinho para a grande dama do teatro. Zezé Motta falou sobre a importância de Ruth para as artes, e revelou que as duas ainda aparecerão juntas em filme ainda inédito.
Aos 98 anos nossa amada partiu, deixando um legado, uma história incrível e portas abertas para muitos jovens artistas negros. Foram inúmeros trabalhos que fizemos juntos, já fui filha, amiga, entre tantos papéis em produções que juntas atuamos. Aprendi muito com Ruth, muito mesmo... Há 15 dias tive ainda o privilégio de gravar uma cena com Ruth, para um filme que ainda vai estrear, tenho quase certeza que foi esse o último filme dela, ou seja, Ruth partiu fazendo o que mais amava! Descanse em paz minha amada. Imortal. Lendária. Icônica Zezé Motta, atriz
"Perdemos dona Ruth de Souza", lamentou a autora de novelas Gloria Perez. O ator Rafael Zulu foi outro que deixou uma mensagem para a atriz, a chamando de "rainha". "Obrigado por tanto Dona Ruth de Souza! Descanse em Paz", disse.
"Nos deixou, uma grande atriz e uma mulher vencedora, guerreira, descanse em paz Ruth de Souza, meus sentimentos aos familiares", escreveu o cantor Buchecha.
Já a jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, se mostrou grata por poder ter conhecido a atriz.
Descanse em paz, querida Ruth de Souza. Obrigada por ter aberto caminhos com seu talento. Foi um prazer te conhecer pessoalmente Maria Júlia Coutinho, jornalista
Na GloboNews, o jornalista Artur Xexéo falou sobre a maior arma de Ruth de Souza contra o preconceito: seu talento.
Foi uma grande atriz brasileira e ponto. Independente da cor da pele. A Ruth está no mesmo nível de outras atrizes como Fernanda Montenegro e Nathália Timberg. Foi assim que ela quebrou todos esses preconceitos, com uma única arma: o talento dela Artur Xexéo, jornalista
Com mais de 60 anos de carreira na televisão, Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela: A Cabana do Pai Tomás (1969), na Globo. Entre seus outros trabalhos na TV estão O Rebu (1974), Sinhá Moça (1986), Mandala (1987), O Clone (2001) e Senhora do Destino (2004). Fez mais de 25 peças teatrais e mais de 30 novelas. A mais recente participação dela na TV foi no ano passado em Mister Brau e na série Se Eu Fechar os Olhos Agora.
"A família que você formou continuará. Nós seguiremos em honra a você. Te amo profundamente", escreveu Lázaro Ramos, que trabalhou com a veterana em Mister Brau. Taís Araújo também fez uma longa homenagem à atriz:
Obrigada, Dona Ruth, obrigada por toda garra, todo empenho, todo talento, toda coragem, toda humanidade, toda perseverança. Obrigada por sua existência. E tomo a liberdade de agradecer em meu nome e no de todas as mulheres desse País, até das que não têm noção da sua importância Taís Araújo, atriz
Veja mais homenagens:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.