Topo

Falabella diz que não pretende renovar com a Globo: "Quero liberdade"

Miguel Falabella em Gramado - Cleiton Thiele/Agência Pressphoto
Miguel Falabella em Gramado Imagem: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Carlos Helí de Almeida

Colaboração para o UOL, em Gramado (RS)

30/08/2019 04h00

Ator e autor com uma extensa lista de trabalhos na Globo, Miguel Falabella não pretende renovar o contrato de exclusividade com a emissora ao final da vigência, em um ano e meio. Em conversa com o UOL no 47º Festival de Gramado, onde lançou seu longa Veneza, Falabella disse se sentir preso, já que o contrato o impede de negociar projetos com outros veículos.

"Acho que não quero renovar porque eu fico muito preso e quero liberdade. Se eles dizem não a um projeto meu, não tenho outra porta para bater", disse ele ao comentar sobre a série "Eu, Minha Vó e a Boi", que deve estrear em novembro no Globoplay e depois será exibida na TV aberta.

"Ainda não sei o que vai acontecer com a série, se vai haver uma segunda temporada, porque o diretor da Globoplay foi para a Amazon... Ele adorava o projeto. E não posso levar projetos para outros lugares por causa do meu contrato com a Globo. Mas ele acaba daqui a um ano e meio", explicou.

Inspirada em uma história viral contada por um usuário no Twitter, Eduardo Almeida, em junho de 2017, "Eu, Minha Vó e a Boi" narrará a rivalidade entre duas avós vizinhas, interpretadas por Arlete Salles e Vera Holtz. A primeira temporada, já pronta, tem 12 episódios.

"Uma chega a por uma câmera para vigiar quem está roubando a sua roupa no varal. Sai de casa com uma espingarda e atira na direção da casa da outra. Todos os moradores se comportam assim. Há meninas de 16 anos que se expõe na internet e se prostituem, velhas que pagam programas com garotos. Um mundo louco", conta Falabella, que disse ter sido apresentado à história no Twitter por Gloria Perez.

"Queria falar desse momento que estamos vivendo, dessa violência, desse pensamento de extrema direita brutal", completou.

Vera Holtz e Arlete Salles estarão em nova série de Miguel Falabella - Divulgação / TV Globo - Divulgação / TV Globo
Vera Holtz e Arlete Salles serão duas vizinhas em guerra em nova série de Miguel Falabella
Imagem: Divulgação / TV Globo

"Nem se mexeram"

Falabella, que revelou ao UOL ter aceitado atuar em Sai de Baixo: O Filme para poder negociar com a Globo a filmagem do drama Veneza, não disfarçou seu desapontamento com o que vê como falta de atenção da emissora aos seus projetos.

"A verdade é que agora eles estão me olhando melhor, porque gostaram de Veneza. Antes de o filme ficar pronto, não me davam a menor confiança. Várias vezes liguei pedindo ajuda, inclusive no momento em que a Ancine (Agência Nacional do Cinema) não liberou uma parte do orçamento. Mas eles nem se mexeram. Tive que colocar do meu bolso, e depois pegar o dinheiro com a agência", contou.

"Agora, com o filme pronto, eles estão se coçando. Mas não sei como vai ser no futuro. Sou como o Salgueiro: não sou melhor, nem pior, sou diferente. Tenho uma pegada minha".