Topo

"Neiva do Céu": A Dona do Pedaço aborda sexo na 3ª idade para quebrar tabus

Evelina (Nívea Maria) e Antero (Ary Fontoura) em A Dona do Pedaço - Reprodução/Globo
Evelina (Nívea Maria) e Antero (Ary Fontoura) em A Dona do Pedaço Imagem: Reprodução/Globo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

13/09/2019 04h00

Em A Dona do Pedaço, a discreta Evelina (Nívea Maria) vai mostrar que, por trás da figura de mãe zelosa de Maria da Paz (Juliana Paes), há uma mulher que pode se descobrir no amor e no sexo. A personagem se aproximou de Antero (Ary Fontoura) ao ajudá-lo a se recuperar das sequelas de um derrame e vai começar a receber cantadas do advogado.

"Ela é uma mulher saudável, inteligente, não invasiva na intimidade dos outros, dá sua opinião. Tem o lado da Evelina da terceira idade, uma mulher hoje em dia que é muito pouco valorizada na nossa sociedade. De repente o Walcyr Carrasco [autor] ao invés de colocá-la só observando o mundo, a colocou participando, principalmente nas relações afetivas", contou Nívea em entrevista nos bastidores das gravações da novela, nos Estúdios Globo, no Rio.

Não é a primeira vez que o autor aborda o sexo na terceira idade. Antero tem um caso com Marlene (Suely Franco) e o casal já protagonizou cenas que mostram que os dois transam.

Da novela ao "meme da vida real"

Na vida real, o sexo na terceira idade também está longe de ser considerado um tabu. Um episódio ocorrido no interior de São Paulo na semana passada virou meme após uma conversa em áudio da aposentada Ivete Dias, 60, com a amiga Neiva de Lima, 53, vazar e viralizar.

Antero (Ary Fontoura) e Marlene (Suely Franco) em A Dona do Pedaço - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Antero (Ary Fontoura) e Marlene (Suely Franco) em A Dona do Pedaço
Imagem: Reprodução/Globo

Ivete conta como foi uma noite frustrada de sexo para a amiga, mostrando que não há limite de idade para tentar se satisfazer. Do diálogo vazado, surgiu o bordão "Neiva do céu", frase que Ivete usou várias vezes ao explicar o episódio para a amiga.

Nívea, que está com 72 anos, afirmou que o fato de Evelina ser amiga de Marlene não será impedimento para se envolver com ele.

"Vai ser divertido. Não deve fazer maldade [em relação a Marlene], mas vai se aproveitar dessa situação. Quem não gosta? Vai ser algo meio infantil de fazer um joguinho, brincar de namorar de novo, falar coisas gostosas de se ouvir."

Evelina é safadinha. É bom, move a gente no trabalho essas novidades, desafios.

Nívea Maria, atriz

Nívea está curtindo a nova fase da personagem, que virá a partir do capítulo cem da trama.

"Eu como mulher e figura pública sempre fui muito na minha, nunca expus minha vida particular, mas vou mostrar para vocês que tenho meu lado também sensual, charmosa."

A atriz disse esperar que o tema de sexo entre os idosos seja bem tratado na novela.

"Sexo é complexo de conversar porque as pessoas têm algumas reservas e críticas. O corpo humano tem uma coisa animal que leva ao sexo, que pode ser com amor ou não. A libido vive a vida inteira com a gente. Espero que realmente a história possa mostrar a terceira idade saudável, sexualizada, inteligente e que saiba aproveitar a vida sem ir para lado pequeno e baixo da coisa de sexo."

Mãe e filha, de novo

Nívea já foi mãe de Juliana Paes em outra novela. Em Caminho das Índias, de Gloria Perez, em 2009, ela era Kochi, mãe da protagonista Maya. A atriz não esconde a admiração pela companheira de cena. Elas também foram mãe e filha da versão de 2017 do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos.

"Vejo na Juliana uma energia diante da vida, como atriz, empresária, profissional, mãe. Me vejo na Ju quando tinha a idade dela e com o momento que está vivendo, sem enfeitar o pavão, indo à luta e pensando no futuro, a cada passo para não pisar no lamaçal, procurando o chão firme. Porque às vezes a gente desaba no meio do caminho."

Juliana Paes já foi filha de Nivea Maria em Caminho das Índias, em 2009 - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Juliana Paes já foi filha de Nivea Maria em Caminho das Índias, em 2009
Imagem: Reprodução/Globo