Topo

Vai colar? Éramos Seis terá mãe de atriz apenas três anos mais nova

Barbara Reis será mãe de Carol Macedo em Éramos Seis - Globo
Barbara Reis será mãe de Carol Macedo em Éramos Seis Imagem: Globo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

19/09/2019 04h00

Barbara Reis tem 29 anos e será Shirley em Éramos Seis, nova trama da Globo que estreia dia 30. A personagem é mãe solteira de Inês, interpretada por Carol Macedo, atriz apenas três anos mais nova do que ela. Na trama, a personagem engravida bem jovem da filha, quando ainda vivia na Bahia. Ela se muda para São Paulo ainda grávida, mas vira uma mulher amargurada por achar que foi abandonada por seu amor, João Aranha (Caco Ciocler).

"Por conta da classe social dela e da questão racial, a mãe dele inventa uma mentira aos dois e faz com ela e João se separem. Shirley acredita que foi abandonada por ele, e ele pensa que ela fugiu. Ela tinha entre 14, 15 anos e ficou sozinha, desamparada. O drama provocou nela uma rigidez. Ela não acredita no amor nem nos homens e desconta na filha, pois tem medo de ela passar o mesmo que passou", contou Barbara em entrevista nos bastidores das gravações da trama, nos Estúdios Globo, no Rio.

Doninha (Barbara Reis) em Velho Chico, de 2016 - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Doninha (Barbara Reis) em Velho Chico, de 2016
Imagem: Reprodução/Globo
A atriz explicou que não haverá maquiagem ou efeito especial para transformá-la em uma mulher mais velha. A diferença de idade vai aparecer apenas na interpretação de Barbara, que já tem experiência em fazer mulheres com idade bem maior do que a sua.

"Já me acostumei. Fiquei mais tocada porque saí de papéis mais juvenis e virei mãe da Carol. Pensei: 'Caramba, já estão me vendo assim'. Vou me esforçar para dar à personagem a idade que ela precisa ter. Tenho que construir essa energia de mulher mais velha. Já fiz uma vez em Velho Chico a mãe de um menino de 22 anos, e eu tinha 25. Era outro trabalho, a história tinha outro ar. Agora, puxa mais realidade", lembrou a atriz da personagem Doninha, da primeira fase da trama de Benedito Ruy Barbosa e Edmara Barbosa. Ela foi, na época, mãe de Cícero (Pablo Morais).

A história se repete

Cornélia (Betty Faria) e Eusébio (Marco Nanini) em A Dona do Pedaço - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Cornélia (Betty Faria) e Eusébio (Marco Nanini) em A Dona do Pedaço
Imagem: Reprodução/Globo
O caso de Barbara é recorrente na teledramaturgia. Sobram tramas em que as atrizes escaladas para serem mães não tinham idade suficiente para terem seus filhos fictícios.

O mais recente foi em A Dona do Pedaço, na qual o próprio autor viu a falta de verossimilhança e mudou a história de Cornélia (Betty Faria) e Eusébio (Marco Nanini), inicialmente mãe e filho na trama. Ela virou irmã do personagem.

"Não foi por crítica. Eu assistindo, falei: 'Betty Faria não parece mãe do Marco Nanini, então vamos agora ajustar isso'. Foi apenas uma adequação, nenhum problema", disse Walcyr a uma edição do TV Fama, em agosto.

Natalia do Vale e Julia Lemmertz, mãe e filha na novela Em Família, de 2014 - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Natalia do Vale e Julia Lemmertz, mãe e filha na novela Em Família, de 2014
Imagem: Reprodução/Globo
Na última novela de Manoel Carlos exibida pela Globo, Em Família, de 2014, Natalia do Vale, atriz de 66 anos, era mãe de Helena, interpretada por Julia Lemmertz, 56 anos. Na mesma trama, Ana Beatriz Nogueira interpretou Selma, mãe de Laerte, vivido por Gabriel Braga Nunes. A diferença de idade entre os dois é de quatro anos.

Giovanna Antonelli tem 43 anos e já foi mãe de Mariana Rios, de 34, em Salve Jorge, novela de Gloria Perez exibida em 2012. Na trama, Giovanna fazia a delegada Helô, e Mariana era sua filha mimada e problemática, Drika. Apesar da polêmica, Giovanna ganhou vários prêmios especializados em televisão pela personagem de Salve Jorge.