Topo

Izabel diz que MasterChef a fez desenvolver doença autoimune: "Muita dor"

Izabel sofreu muito com a gordofobia, mas usou a vitória no programa para realizar seus projetos - Reprodução/ Instagram @izabel_alvares
Izabel sofreu muito com a gordofobia, mas usou a vitória no programa para realizar seus projetos Imagem: Reprodução/ Instagram @izabel_alvares

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 04h00

Izabel Alvares, que ficou famosa no MasterChef Brasil, em 2015, mudou de vida após uma experiência dolorosa, que a fez inclusive desenvolver uma doença autoimune, ainda que tenha saído vitoriosa do reality culinário.

Após perder mais de 40 quilos com uma dieta lowcarb, a chef criou um projeto de alimentação saudável e agora lança um livro de receitas, intitulado Delícias da Izabel. Em entrevista ao UOL, a ex-produtora de eventos diz como conquistou com a atração da Band muito mais do que o prêmio e o título de MasterChef.

Sofri muito no programa com gordofobia e isso acabou me impulsionando. Transformei aquela frustração de ser xingada em uma força interior. Foi um estímulo para eu conseguir começar

Com 1,71 de altura e 75 quilos, Izabel, que chegou a pesar 108 quilos, lembra-se de como ficou impressionada ao se ver pela televisão: "Você acaba se conhecendo melhor fisicamente e percebendo o seu real tamanho. Fiquei chocada".

"Já me acostumei com aquela minha imagem física da época. Hoje para mim é muito mais forte ver o meu sofrimento e a minha ansiedade. Eu chorava muito! Não estava confortável com aquela experiência. Era quase uma patologia. Nunca tinha passado por algo parecido. Ficava numa agonia que não era normal e consigo observar como eu levava isso para um lugar diferente dos outros participantes", conta.

Izabel Alvares venceu a segunda temporada do MasterChef Brasil, em 2015 - Divulgação - Divulgação
Izabel Alvares venceu a segunda temporada do MasterChef Brasil, em 2015
Imagem: Divulgação

No MasterChef, Izabel enfrentou adversários fortes no jogo e muito carismáticos nas redes sociais, como Raul e Jiang. Ela, que venceu o programa após voltar em uma prova de repescagem, diz que não saiu ilesa da guerra entre as torcidas que a cada edição movimentam o programa pelo Twitter.

"Quem torcia para eles começou a vir para cima de mim e a me atingir, dizendo, por exemplo, 'você não tem disciplina', 'você não tem vergonha na cara', 'você é suja, vai tomar uma banho'. A gordofobia é muito mais do que chamar de gordo. As pessoas associam gordura a falta de vergonha na cara, a alguém que sua e fede. É bem pesado. A gordofobia julga o seu caráter como ser humano pela sua forma. Eu senti isso claramente. Me chamavam de porca em todos os sentidos", desabafa.

Ela conta que sentia vergonha e descreve que a sensação era semelhante a estar em uma prisão. A experiência de Izabel foi tão intensa que ela acredita que não se arrepende apenas porque levou a melhor no programa.

Se não tivesse ganhado eu teria me arrependido de ter participado. Acabei ganhando uma visibilidade maior por ter vencido e soube utilizar o título porque corri atrás das minhas coisas. Se tivesse ficado em segundo ou em terceiro lugar, eu não teria conseguido o retorno midiático de que eu precisava e acabaria tendo passado só por uma experiência que foi muito dolorosa. Não foi um momento fácil da minha vida

A conquista, afirma, acabou ajudando a superar os momentos difíceis de sua exposição na TV. "O meu retorno e a minha vitória foram momentos tão maravilhosos que passam por cima disso tudo. Tenho amigos que participaram do programa e que claramente não gostaram, que têm um rancor de tudo. Eu, no final das contas, gostei, mas não foi fácil", reconhece.

Izabel Alvares perdeu mais de 40 quilos após vencer MasterChef - Reprodução/TV Bandeirantes/Instagram Montagem/UOL - Reprodução/TV Bandeirantes/Instagram Montagem/UOL
Izabel Alvares perdeu mais de 40 quilos após vencer MasterChef
Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes/Instagram Montagem/UOL

"Sinto muita dor ao acordar"

Logo após o MasterChef Brasil, Izabel desenvolveu uma doença autoimune chamada artrite reumatoide. É a mesma de Kim Kardashian, que descobriu ser portadora da doença recentemente. Ela acredita que o estresse na passagem pelo programa tem relação direta com a piora em sua saúde.

"Hoje em dia, a doença está controlada, mas sinto muita dor ao acordar. Tive que fazer adaptações, como ginástica à noite. Ao longo do dia, a dor reumática vai passando. Quando bebo álcool, no dia seguinte a dor vem bem forte", explica ela, que precisa usar medicamentos diariamente.

"Tomo corticoide todos os dias. Ainda não consegui me livrar da cortisona e, por isso, não cheguei ao corpo que eu quero. Fico muito inchada, meu metabolismo é lento", afirma.