Topo

Mulher de Jacquin diz como o tirou da crise e revela ataque a filhos na web

Rosangela e Erick Jacquin com os filhos - Lucas Seixas/UOL
Rosangela e Erick Jacquin com os filhos Imagem: Lucas Seixas/UOL

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

03/09/2019 04h00

Por onde passa, Erick Jacquin é hoje reconhecido pela figura que encarna no MasterChef Brasil, da Band. Mas, alguns anos atrás, o francês de sotaque rebuscado, que fez do "tompero" uma marca pessoal e que atualmente está no ar com o programa Pesadelo na Cozinha, enfrentou uma crise complicada e precisou fechar as portas de seu restaurante. Ao lado dele, nos bons e nos maus momentos, está a empresária e influenciadora digital Rosangela Menezes.

Rosangela e Jacquin têm um relacionamento de mais de 15 anos, sendo dois deles casados. Às vésperas de abrir um novo negócio, o chef só retomou a ideia de ter um restaurante após prometer à mulher que os amigos pagariam pelo que consumissem.

Em entrevista ao UOL na sala de seu espaçoso apartamento, na região de Jardins, em São Paulo, Rosangela não esconde que, às vezes, é chamada de durona pelo marido famoso, descrito por ela como perfeccionista e dono de uma personalidade forte, porém querido e gentil.

Não acho que sou dura, eu gosto do que é justo. Amigo de verdade ajuda e não atrapalha. Negócios, negócios e amigos à parte. Precisa ser certo desde o começo, porque ele já teve uma experiência ruim no primeiro restaurante.

Rosangela diz que, além da relação de marido e mulher, possui com o chef uma relação de cumplicidade e procura ajudá-lo em todas as suas decisões profissionais. Não é à toa que ela adota esta postura. A mulher de Jacquin é testemunha de quando ele chegou ao fundo do poço.

Erick Jacquin e Rosangela Menezes em fotografia no apartamento do casal, que está junto há mais de 15 anos - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Erick Jacquin e Rosangela Menezes em fotografia no apartamento do casal, que está junto há mais de 15 anos
Imagem: Lucas Seixas/UOL
"Passamos por essa fase ruim juntos e foi bem difícil. Eu vi o Erick no chão, mal mesmo. Era o sonho da vida dele esse restaurante. Quando nos conhecemos, ele tinha acabado de inaugurá-lo", diz. Aos risos, ela afirma: "O Erick é um artista, não pode administrar nada".

"O negócio dele é cozinhar. Ele adora conversar, ficar no bar com os amigos. E tem amigos e amigos, né? Eu fui trabalhar com ele nessa época para dar uma força. Eu ficava no salão, na parte do atendimento, no caixa e ajudava em tudo. No fim, não teve solução, e precisamos fechar. Foi aí que ele ficou muito mal. Foi um sonho que tinha acabado", lembra. "Foram dias bem tristes. Ele chorava e não conseguia achar solução."

Rosangela revela como conseguiu reanimar o marido. "Eu falava que ele ia conseguir e que precisávamos olhar para a frente. Erick é um homem de muita sorte, além de ser bom no que faz. E ele queria uma chance de entrar na TV", declara.

Jurado do MasterChef, Erick Jacquin abrirá um novo restaurante em breve - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Jurado do MasterChef, Erick Jacquin abrirá um novo restaurante em breve
Imagem: Lucas Seixas/UOL

O lado ruim das redes sociais

O MasterChef, que ainda neste semestre estreia a versão A Revanche, com ex-participantes, depois de dez temporadas, deu certo e Erick Jacquin conseguiu sair do buraco. Com o sucesso, veio o reconhecimento das ruas. Rosangela diz que ainda tenta lidar com o preço da fama e que o assédio às vezes ainda a assusta.

Antes, éramos só nós dois, a gente andava na rua normalmente. Hoje, penso duas vezes antes de sair para jantar. Eu não consigo jantar com o meu marido! Fomos à festa do Peão de Barretos para curtir e eu não consegui. Ele não é meu mais. É do Brasil. Ele é meu em casa, na rua é de todos. Isso me assusta às vezes. Minha vida pirou

Rosangela diz que se assusta às vezes com o assédio provocado pelo sucesso do marido famoso - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Rosangela diz que se assusta às vezes com o assédio provocado pelo sucesso do marido famoso
Imagem: Lucas Seixas/UOL
Sobre o assédio das mulheres, ela diz não ser ciumenta. "Procuro nem saber. Mas sou supertranquila, não sou doente de ciúme. Com os fãs tem que ter essa relação. A confiança é a base de tudo", diz.

Rosangela tem dois filhos gêmeos com o chef, Elise e Antoine, de oito meses, e diz entender a curiosidade das pessoas sobre "quem é a mulher de Jacquin". E foi aproveitando a maternidade que ela decidiu abrir um canal no YouTube para dividir sua experiência. Rosangela diz que a grande maioria dos comentários que recebe é positiva, mas lamenta que existam pessoas com o único objetivo de ofender.

"Ter uma opinião diferente da minha é uma coisa, mas esses haters querem magoar. Às vezes, tem algum comentário do tipo: 'Nossa, você está com esse velho'. Tem gente que fala: 'Será que é amor?'. Mas é tão pouco que, para mim, é indiferente. Eu não respondo esse tipo de coisa. Gosto de responder para todos, mas quando são coisas boas", afirma.

Um desses comentários negativos a surpreendeu pelo grau de agressividade. "Uma coisa que me chocou nas redes sociais, que eu achei triste, foi agredirem os meus filhos. Falarem: "Nossa, essa menina é muito feia. Tira foto do outro". Como a pessoa tem a capacidade de fazer um comentário desses para uma criança? Eu respondi: "Feio é você, que faz esse tipo de comentário".

Ela ainda completa: "É incompreensível. Ao mesmo tempo em que mostro nossos filhos, tento protegê-los da melhor forma possível. Eu mostro, mas não o tempo todo. É difícil. No começo pensei muito a respeito, justamente por causa de comentários como esses", explica.

Vídeo: veja cenas do casamento de Rosangela e Jacquin

UOL Entretenimento

Mãe de gêmeos: "Foi um choque"

Rosangela e Erick Jacquin, que se conheceram por meio de um amigo em comum, recorreram a um tratamento de fertilização in vitro para realizar o sonho de se tornarem pais. Além dos bebês, o chef tem outro filho, Edouard Jacquin, fruto de um relacionamento anterior.

Rosangela diz que em casa Erick Jacquin é querido e brincalhão - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Rosangela diz que em casa Erick Jacquin é querido e brincalhão
Imagem: Lucas Seixas/UOL
Carinhosamente chamada de Bebê pelo marido, Rosangela diz ser tão ansiosa que recorreu a um teste de farmácia para não ter que esperar duas horas pelo resultado do exame médico. "O médico falou: 'Acho que você está grávida de dois. O Erick falava: 'Bebê, não estou acreditando!'. Ele ficou tão ansioso!"

Rosangela se recorda de ter ficado preocupada pela possibilidade de ter dois filhos de uma vez e conta que chegou a chorar no chuveiro. "Foi um choque e realmente é trabalhoso. Quando um está acordado o outro está dormindo. É o dia inteiro em função deles", diz ela, que faz questão de não deixar os gêmeos integralmente sob os cuidados de uma babá para que eles cresçam com uma referência clara de quem é a mãe. "Faço tudo: dou banho, troco fralda, faço a comida, brinco. E o Erick é uma pessoa participativa. Embora esteja gravando bastante e fique muito tempo fora de casa eu tento introduzi-lo dentro da rotina das crianças", garante.

Rosangela Menezes diz entender a curiosidade das pessoas sobre "quem é a mulher do Jacquin" - Lucas Seixas/UOL - Lucas Seixas/UOL
Rosangela Menezes diz entender a curiosidade das pessoas sobre "quem é a mulher do Jacquin"
Imagem: Lucas Seixas/UOL