Topo

Como Dalila de Órfãos da Terra virou quase uma vilã de desenho animado

Dalila parece uma vilã atrapalhada, como o Coiote - Globo/Paulo Belote/Divulgação/Montagem UOL
Dalila parece uma vilã atrapalhada, como o Coiote Imagem: Globo/Paulo Belote/Divulgação/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 04h00

Órfãos da Terra está quase no fim e, com isso, o público vai se despedir dos planos mirabolantes de Dalila (Alice Wegmann). No começo, a vilã prometia ser uma pessoa fria e calculista, que não pararia até se vingar daqueles que ela julgava responsáveis pela morte de seu pai.

Com o passar do tempo, no entanto, a trama foi se esvaziando. E as investidas da vilã contra o casal protagonista —Laila (Júlia Dalavia) e Jamil (Renato Góes)— quase sempre chegavam a lugar nenhum. Em determinado momento, a vilã parecia até uma espécie de Coiote, correndo desesperadamente atrás do Papa-Léguas, como no desenho Looney Tunes.

A novela escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid terá seu último capítulo exibido hoje, com uma trajetória bem-sucedida no horário das 18h e bons índices de audiência. Entretanto, de cativante e dinâmica no início, passou a ser criticada pela história arrastada —em especial no que se refere à derrocada da vilã Dalila.

Veja, abaixo, provas de que a megera acabou virando uma caricatura:

Ninguém vai me segurar

Alice Wegmann é Dalila em "Orfãos da Terra" - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Imagem: Paulo Belote/Globo

Quando descobriu que seu pai havia sido assassinado no Brasil e que Laila e Jamil estavam tendo um caso, Dalila jurou que iria se vingar, e mostrou potencial como uma grande vilã. O que ela fez? Resolveu deixar passar três anos, esperando o melhor momento de dar o troco. Nesse tempo, enquanto ficava confabulando sobre seus planos malignos, mudou o cabelo. E ficou nisso. Mas, gente?

Planos confusos

Dalila se prepara para se casar com Jamil em Órfãos da Terra - Globo/Victor Pollak - Globo/Victor Pollak
Imagem: Globo/Victor Pollak

Depois, quando de fato começou sua vingança, Dalila usou a identidade Basma para se aproximar de seus inimigos. Entretanto, a vilã logo mostrou que não tinha muita coerência para bolar esquemas e estratégias. O primeiro alvo dela foi Miguel (Paulo Betti), marido de uma prima de Laila.

Ao descobrir que ele era viciado em jogo, bolou um esquema complicadíssimo para que ele perdesse tudo, que envolveu até a criação de um cassino clandestino. Aí, seguiu-se uma grande enrolação, em que quase nada acontecia, e a vilã só sorria maliciosamente a cada passo lento de seu plano. E tudo isso para não atingir nem Laila nem Jamil diretamente.

Revelação

Laila revela para todos o segredo de Dalila - Reprodução/Globo/Montagem UOL - Reprodução/Globo/Montagem UOL
Imagem: Reprodução/Globo/Montagem UOL

Apesar de tantas ideias "geniais", Dalila não conseguiu manter a farsa durante muito tempo. Quando sua verdadeira identidade foi descoberta, ela levou uma surra de Laila. Foi aí que a vilã perdeu a mão de vez. Forçou Jamil a se casar com ela, se sujeitou a uma união sem amor, foi humilhada, começou a ficar paranoica e passou a meter os pés pelas mãos, com ideias cada vez mais absurdas. Chegou a matar um de seus maiores confidentes, Paul (Carmo Dalla Vecchia).

Derrocada total

Dalila fica em choque ao ser presa - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo

Depois que os planos de Dalila começaram a ir por água abaixo, com Jamil já separado dela, a vilã endoidou de vez. Começou a ficar cada vez mais obsessiva com o casal de protagonistas e bolou esquemas absurdos para prejudicá-los. Foi aí que Órfãos da Terra entrou de vez na fase dos "planos mirabolantes" da megera, que a cada dia ficavam mais exagerados e sempre davam errado.

Em questão de dias, ela atirou em Laila, mas errou o disparo, roubou um urso de pelúcia do filho da mocinha e tentou envenená-la com uma salada durante um casamento, sempre muito segura de suas ideias, e, claro, com aquele sorrisinho do mal. Haja fôlego.

Correndo em círculos

Dalila é julgada em Órfãos da Terra - Globo/Paulo Belote - Globo/Paulo Belote
Imagem: Globo/Paulo Belote

A esta altura, Dalila já está completamente surtada e assumiu o papel de uma vilã que fica correndo e correndo, como um gato feroz atrás do rato, sem muito sucesso. Só na última semana, ela já atentou contra a vida de Laila duas vezes, ainda obcecada com sua vingança, que, verdade seja dita, não faz mais sentido algum. Ela ainda por cima negligenciou sua filha recém-nascida, Soraia. É fácil de aturar?