Topo

Por que Spoladore ficou 13 anos fora da Globo? Atriz está em Éramos Seis

Simone Spoladore - Globo/Cesar Alves
Simone Spoladore Imagem: Globo/Cesar Alves

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

07/10/2019 04h00

Longe da Globo por 13 anos, Simone Spoladore voltou à emissora em Éramos Seis. Ela vive Clotilde, irmã da protagonista Lola (Gloria Pires) e de Olga (Maria Eduarda de Carvalho), e explicou ao UOL o motivo de ficar tanto tempo longe da Globo.

"Trabalhei na Record cinco anos, depois fiz uma série na HBO, Magnífica 70, fiz vários filmes esse tempo todo. Sei lá, a vida foi acontecendo. O que aconteceu agora foi que trabalhei com Carlos Araújo na novela Esperança (2002), ele que me dirigiu a novela inteira e aí se lembrou de mim para fazer a Clotilde."

Ela estreou na emissora em 2001 na minissérie Os Maias e atuou em América (2005), Linha Direta (2006) e O Profeta (2006).

Irmã do meio de Lola, Clotilde é a mais tímida e introvertida e se dedica a ajudar a mãe com as tarefas, costurando ou fazendo doces.

"Tem uma coisa que é difícil trabalhar na TV que é o silêncio das personagens. Tenho a impressão que a gente está conseguindo trabalhar a Clotilde nos silêncios, acho isso de uma beleza", diz Spoladore.

Na vida real, ela também tem duas irmãs e consegue enxergar semelhanças da trama de época com sua vida familiar.

"Essa família luta para dar a melhor educação para os filhos e eu me identifico muito em relação à minha família. Os meus pais lutaram para dar a melhor educação possível para a gente", conta.

"Eles não tinham dinheiro, mas a gente foi fazer balé no teatro Guaíra [Curitiba], era baratíssimo e tinha aula de teatro, de dança contemporânea, dança clássica, história da arte. A gente fazia aula de dança com piano sendo tocado ao vivo todos os dias. Música clássica entrando nos nossos poros. Era um privilégio, mas não era uma coisa cara."

Spoladore faz a irmã do meio na novela e na vida real é a mais velha. "Muda a dinâmica. Tem uma coisa de brincadeira entre eu e a Maria Eduarda que lembra a relação com as minhas irmãs. A Lola e a Clotilde têm uma intimidade de alma e a Olga e a Clotilde têm uma intimidade de brincadeira."

Simone Spoladore  - Raquel Cunha/ TV Globo - Raquel Cunha/ TV Globo
Simone Spoladore é Clotilde em Éramos Seis
Imagem: Raquel Cunha/ TV Globo