Topo

Maju cita Xibom Bombom para explicar a Tralli aumento da desigualdade

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 13h14

Maria Júlia Coutinho testou os conhecimentos musicais de César Tralli no SP1, telejornal local da Globo. Durante a conversa entre os dois sobre os destaques do Jornal Hoje, Maju perguntou para o colega se ele conhecia um dos maiores hits da música brasileira nos anos 90.

"Tralli, pergunta para você: você se lembra daquela música que falava assim: 'O de cima sobe e o de baixo desce'? Você se lembra dessa música? Não sei se você lembra disso, foi sucesso, grupo As Meninas cantava 'o de cima sobe e o de baixo desce'", perguntou a apresentadora.

"Eu não lembro", respondeu Tralli, rindo com a brincadeira. Maju, então, explicou por que decidiu citar o verso de Xibom Bombom no telejornal. Segundo ela, resume a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre aumento da concentração de renda no Brasil em 2018.

"Bom, procura depois aí, você vai encontrar. Porque esse refrão é justamente o que mostra a mais recente pesquisa do IBGE, que mostra que a concentração de renda voltou a aumentar no país no ano passado, a renda dos brasileiros mais ricos cresceu e a renda média dos mais pobres caiu", disse a apresentadora.

Maju voltou a citar a música no Jornal Hoje. Em tempo: "O de cima sobe e o de baixo desce" nasceu na música A Cidade (1994), de Chico Science & Nação Zumbi, mas o verso se eternizou com As Meninas.

Se você, como Tralli, não sabe ou não lembra desse sucesso do axé brasileiro, ouça Xibom Bombom (veja o clipe abaixo).

No mês passado, Carla Cristina, ex-vocalista da extinta banda, falou ao UOL sobre o quão atual a letra da música permanece nos dias de hoje. "A música é atual desde que eu nasci. Não vi muitas mudanças nessas [últimas] duas décadas. A desigualdade social ainda é muito grande e gritante em nosso país", disse ela.

Ouça o podcast UOL Vê TV (https://tvefamosos.uol.com.br/podcast/uol-ve-tv), a mesa redonda sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.