Topo

RecordTV confirma episódio de racismo contra Sabrina e anuncia demissão

Sabrina vence a oitava prova do fazendeiro em A Fazenda 2019 - Reprodução/RecordTV
Sabrina vence a oitava prova do fazendeiro em A Fazenda 2019 Imagem: Reprodução/RecordTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/11/2019 11h28Atualizada em 06/11/2019 19h22

Resumo da notícia

  • Durante A Fazenda, Sabrina Paiva disse ter ouvido alguém chamá-la de "macaco" nos bastidores
  • Fãs da ex-Miss São Paulo pediram respeito nas redes sociais e seu perfil exigiu providências à Record
  • Hoje, a emissora disse que demitiu um operador de câmera identificado como o autor da ofensa
  • O advogado da peoa disse que tomará medidas na esfera criminal contra a agressão

Após Sabrina Paiva denunciar que ouviu um funcionário de A Fazenda 2019 chamá-la de "macaco" pouco antes da prova do fazendeiro, a RecordTV emitiu um comunicado confirmando as informações da peoa. De acordo com a assessoria da emissora, um operador de câmera fez um comentário racista e teve seu contrato de trabalho rompido.

"A Record TV informa que ontem, 05/11, durante o reality A Fazenda, ao vivo, um operador de câmera, posicionado atrás de um dos espelhos da sala, fez um comentário racista a respeito da participante Sabrina Paiva. Imediatamente ao fim do programa, a produtora Teleimage (que presta serviços à Record TV e é a contratante do operador de câmera), identificou o ofensor. Ele foi repreendido e teve seu contrato de trabalho rompido sumariamente", afirmou a emissora por meio de nota.

"A Record TV repudia veementemente esta atitude e qualquer tipo de preconceito. Como se trata de ofensa racial, será informado à participante Sabrina Paiva que a ela será dado o direito de fazer a representação legal ao ofensor, se assim quiser e no momento que desejar. A Record TV e a produtora Teleimage lamentam o fato e não admitem que algo dessa natureza aconteça em suas produções."

Pouco após a emissora divulgar o comunicado, Sabrina recebeu um envelope informando sobre a demissão do funcionário e que ela pode tomar uma medida judicial. "Eu tinha certeza que eu tinha ouvido, que bom que isso aconteceu. Fico mais tranquila", disse a modelo.

Triste, Sabrina chorou e comentou com os colegas que por vezes sente que o país não teve nenhuma real conquista em relação ao racismo estrutural. A peoa disse que sempre se sentiu orgulhosa de suas conquistas, mas ser chamada de "macaca" em um programa de repercussão nacional coloca em questão a educação atual do brasileiro sobre o assunto.

"A cada diploma que um filho negro recebe, você não sabe um orgulho de uma mãe, porque ela não teve a mesma oportunidade, várias conquistas mínimas, que a gente consegue, que acha que está mudando, aí uma pessoa fala isso, aí a gente fica pensando", desabafou Sabrina.

No programa de hoje, o apresentador Marcos Mion se pronunciará e falará ao público a respeito do caso.

Advogado diz que tomará medidas judiciais

Após sofrer uma ofensa, a família de Sabrina acionou o advogado Guilherme Agostineto para tomar providências imediatas sobre o crime.

"Estamos em contato com o departamento jurídico da emissora. Iremos tomar todas as medidas judiciais pertinentes ao caso, inclusive na esfera criminal. Já solicitamos a divulgação do funcionário responsável pela ofensa. Ainda estamos analisando as responsabilidades", disse o defensor.

"A família e amigos estão muito abalados com o ocorrido e estão em total apoio a Sabrina. Estamos enviando o caso ao Ministério Público e cobrando uma posição concreta da emissora", afirmou Agostineto. "Só estou aguardando o restante da documentação para elaborar a representação criminal. Acredito que até sexta-feira, essas medidas judiciais já tenham sido encaminhadas."

A pena prevista pelo crime de injúria racial é de reclusão de um a três anos e multa.

Entenda o episódio

Pouco antes de realizar a prova que a coroou como fazendeira da semana em A Fazenda 2019, Sabrina Paiva comentou que ouviu um xingamento vindo de trás de um dos vidros da sede, onde geralmente ficam cinegrafistas e outros profissionais do reality show.

"Eu acho que aquilo foi para mim...Eu era a única que estava em pé. Na hora em que eu fui tomar água, estava todo mundo sentado, aí eu ouvi 'senta aí macaco' e um palavrão", comentou a modelo para Andréa e Hariany.

Pouco depois, o namorado de Sabrina dentro do confinamento, Rodrigo Phavanello, falou para os colegas que ele também escutou alguém ofendê-la. "O que o cara falou foi muito grave, sabia?", disse o ator. Guilherme Leão questionou: "Será que foi mesmo?". "Sim, a gente também ouviu", respondeu Phavanello.

Nas redes sociais, o perfil oficial da peoa havia cobrado um posicionamento oficial da produção, e afirmou que o caso será enviado ao Ministério Público.