Topo

"O humor é crítico de qualquer governo", defende Marcius Melhem

Marcius Melhem no Conversa com Bial - Reprodução
Marcius Melhem no Conversa com Bial Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

19/12/2019 07h58

Marcius Melhem falou sobre a relação entre humor e política no Conversa com Bial. Ele contou como lida quando partidários de algum político reclamam do que vai ao ar na TV — como aconteceu com a paródia de Chaves com o presidente Jair Bolsonaro, exibida no Tá no Ar este ano.

"Era uma crítica muito mordaz logo no começo do governo. Quando o humor consegue juntar uma referência clássica e uma referência política, pega muito na veia. Aí todo mundo que tem uma visão crítica sobre o governo reagiu positivamente, teve uma repercussão gigantesca e os apoiadores do Bolsonaro reclamaram", explicou.

Ele defendeu, no entanto, que é preciso que o público saiba separar o governo do país. "Tem essa coisa de que quando você faz uma crítica ao governo está fazendo uma crítica ao Brasil, como se o governo se confundisse com o Brasil. Os governos passam, o Brasil fica. O Estado brasileiro é uma correlação de forças, das quais a liberdade de expressão é um parâmetro fundamental. O humor é crítico de qualquer governo".

"As instituições ficam abaixo das pessoas, e tem que estar acima. Respeito a instituição da presidência da República, mas tenho que criticar as pessoas que estão neste lugar, se elas merecerem críticas. Ao fazer a crítica a quem ocupa esse lugar, a gente está ajudando a promover ajustes na conduta e preservar a instituição", analisou o humorista.

Marcelo Adnet, que também esteve no bate-papo, comentou que recebe mais críticas na internet que na vida real. "Na rede social rola uma agressividade que você acha que vai ser agredido, mas na rua quase nada. Uma vez, quando fui no mercado, um cara começou a me xingar", contou.

"Eu estava carregado de sacolas, fui para o carro, ele continuou xingando. Tem essa coisa de botar um terror forte na internet para nos causar um pânico psicológico, para todo dia ter um absurdo novo e a gente começar a dar defeito", acreditou.

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.