Matheus Nachtergaele diz que João Grilo o ensinou "a ser feliz na tristeza"
Vinte anos após estrear como João Grilo na série "O Auto da Compadecida" — que deu origem ao filme —, o ator Matheus Nachtergaele recordou com carinho os aprendizados que levou ao interpretar o icônico personagem da peça de Ariano Suassuna: "Me marcou definitivamente".
A partir da próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, a série será reexibida na TV Globo, após a novela "Amor de Mãe".
"João Grilo e Chicó tentam sobreviver com humor a todos os poderes que muitas vezes fazem do nosso mundo um mundo pior. Eles lutam todos os dias por questões básicas de sobrevivência e acho que vem daí parte da empatia das pessoas pela obra. Gera uma identificação por estarmos todos tentando sobreviver a este mundo", disse o ator à emissora.
É a primeira vez que a série será exibida novamente desde a sua estreia. Diante da expectativa de rever o trabalho, Nachtergaele mencionou também a parceria com o colega de elenco, Selton Mello, responsável por interpretar Chicó.
"Este personagem me ensinou a ser feliz na tristeza, a rir nas horas mais perigosas e desgraçadas da vida. Gosto das cenas com Selton Mello porque foi um encontro especial, precisamos um do outro para que elas acontecessem como aconteceram", afirmou.
Além de "O Auto da Compadecida" o ator lembrou outras produções brasileiras que fizeram sucesso na ocasião em que a série e o filme fizeram fama.
"O João Grilo me marcou tão definitivamente — e a todos os brasileiros — que iniciar 2020 com essa reexibição proporciona um pensamento profundo. O 'Auto da Compadecida' é fruto de um enamoramento do Brasil pelo Brasil naquele momento. Muitos filmes bonitos surgiram naquela época como 'Central do Brasil', 'Amarelo Manga', coisas lindas de que tive a honra de participar", observou.
Para a nova exibição, a série foi remasterizada e passou por uma reformulação gráfica, incluindo uma nova abertura.
Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.
Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.