Topo

Mulher de Jacquin revela trauma após falsa babá: "Pensei que era perfeita"

Rosangela e Erick Jacquin com os filhos - Lucas Seixas/UOL
Rosangela e Erick Jacquin com os filhos Imagem: Lucas Seixas/UOL

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

02/01/2020 04h00

A família de Erick Jacquin passou por um susto em novembro do ano passado, que terminou com a prisão de uma mulher que se apresentava como babá e foi contratada para cuidar dos filhos do chef francês com a empresária Rosangela Menezes.

Quase três meses após o episódio, a mulher do jurado do MasterChef diz, em entrevista ao UOL, que ainda tenta se recuperar do trauma e que hoje se vê muito mais preocupada com a segurança dos gêmeos Elis e Antoine, que acabam de completar 1 ano.

"Isso me abalou muito. Fiquei muito mal. Parece que você é violentada. Achei que era a babá perfeita e ser tão enganada assim. Uma amiga minha indicou a babá com base em informações de uma outra pessoa. Ela me trouxe os documentos dela e as referências. Mas todas as referências eram falsas e o documento estava em outro nome", se recorda.

Rosangela não desgruda mais dos filhos e vem pensando em colocar câmeras no apartamento, localizado na região de Jardins, em São Paulo. A empresária diz que o seu comportamento acabou mudando como um reflexo da experiência assustadora que ela teve com a última babá, como acreditava que ela era, que entrou em sua casa.

"Até agora não consegui confiar em ninguém e estou me dedicando 24 horas para os bebês. Durante o dia eu fico com eles e o motorista acabou virando babá porque me ajuda. À noite também tem uma pessoa que me ajuda. Você começa a repensar em tudo, em cada pessoa que entra na sua casa. Ficou um trauma. Eu sei que vou precisar de alguém porque eles estão começando a engatinhar".

Agora é vida que segue, vamos ter que confiar em outra pessoa. Tem muita gente boa no mundo, mas vamos ter ficar espertos e ter um cuidado redobrado. Erick que é uma pessoa pública, visada, então o cuidado tem que ser maior. As pessoas pensam que estamos milionários, mas não estamos. Ainda não. Estou sonhando com isso

"Fiquei louca e comecei a chorar"

Rosangela foi quem recebeu mensagens pelo celular alertando sobre a ação da mulher, que furtava casas nos bairros do Jardins e de Higienópolis. O casal não estava em casa naquele momento. Na hora de descoberta, a criminosa estava no apartamento do casal com os gêmeos.

Rosangela com os filhos, Elise e Antoine - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rosangela com os filhos, Elise e Antoine
Imagem: Reprodução/Instagram
"Essa pessoa ficou comigo por dois meses. Estávamos reunidos com amigos e um deles é delegado. Essa minha amiga que indicou a babá me mandou uma foto dela. Ela falou, 'parece com a babá'. E eu falei, é ela. Ela se apresentou como Angela para mim, mas o nome era Andrea", afirma.

O delegado checou os antecedentes, cruzou os dados da suspeita e da irmã, de quem Andrea usava a identidade para se apresentar aos patrões, e descobriu que a falsa babá havia sido presa por policiais do 78º Distrito Policial (Jardins) em janeiro, em cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte, por furto. Ela já tinha outras passagens pelo mesmo crime.

A falsa babá furtou itens da casa de Erick Jacquin, como um relógio, e também clonou o cartão de Rosangela.

"Fiquei louca e comecei a chorar. Os meus filhos estavam dormindo com ela. O delegado pediu para manter a calma. Tinham fotos dela de vários objetos da minha casa que ela tirava para passar para o receptador. Ela já sabia o que ia levar e ia levando aos poucos", conta.

Apesar do susto, Rosangela se diverte quando se lembra que a falsa babá reclamava de um "espião" noturno: o mascote Johnny, um gato da raça bengal. "Ela falava, 'esse gato não dorme. Ele é meu companheiro à noite'. O Johnny ficava atrás dela a noite toda. Eu nunca poderia imaginar", diz ela, brincando que poderia colocar uma câmera no felino.