PUBLICIDADE
Topo

Famosos


Jornal canadense diz que Meghan e Harry não são bem-vindos no país

Príncipe Harry reaparece em público

Do UOL, em São Paulo

16/01/2020 11h18

O jornal de maior circulação no Canadá, The Globe and Mail, publicou um editorial atacando a decisão do príncipe Harry e Meghan Markle de se mudarem para o país, como tem sido ventilado após o casal decidir abrir mão de seus deveres reais. Segundo o diário, eles são bem-vindos para visitar os canadenses, mas não para morarem por lá.

O jornal ironiza a monarquia: a inglesa, que reina, mas não governa, e a canadense, que não faz nem um, nem outro - por lá, existe uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II à frente. Frente a isso, o The Globe and Mail defende que "a resposta do governo de Justin Trudeau deveria ser um simples e sucinto: Não."

"Vocês são bem-vindos a visitar, contanto que seja como senhores da realeza, mas o Canadá não pode permitir que fiquem", afirma o editorial.

Para o diário, misturar as coisas é enfraquecer o atual governo canadense. O editorial comenta uma notícia de que Ottawa teria concordado em bancar a segurança do casal, o que foi negado pelo ministro das finanças Bill Morenau. E aponta que o dinheiro é só um aspecto menor nesta equação.

"Integrantes da realeza vivendo no país não seria algo que está de acordo com a natureza da atual relação entre Canadá e o Reino Unido, entre Canadá e a Coroa". O The Globe and Mail explica que, apesar de os canadenses terem importado muito dos britânicos, a evolução de seu governo os deixou longe da aristocracia e lhes deu independência.

"Os Sussexes estão trabalhando seus problemas pessoais, e os canadenses desejam sorte. O Canadá recebe pessoas de todas as fés, nacionalidades e raças, mas não pode ser lar de um membro sênior da família real. (...) O Canadá não pode ser um lar para quem quer deixar o Reino Unido, mas permanecer na realeza", completa o texto.

Famosos