Topo

Salve-se Quem Puder: Globo repete 3 protagonistas e abole "mocinha x vilã"

Luna/Fiona (Juliana Paiva), Alexia/Josimara (Deborah Secco) e Kyra/Cleyde (Vitória Strada), protagonistas de Salve-se Quem Puder - Divulgação/Globo
Luna/Fiona (Juliana Paiva), Alexia/Josimara (Deborah Secco) e Kyra/Cleyde (Vitória Strada), protagonistas de Salve-se Quem Puder
Imagem: Divulgação/Globo

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

27/01/2020 12h33

Resumo da notícia

  • Salve-se Quem Puder estreia hoje com a difícil missão de substituir Bom Sucesso
  • A novela das 19h começa com assassinato de juiz que combate corrupção e furacão
  • Globo repetiu a ideia de Amor de Mãe, adotando três protagonistas mulheres
  • Deborah Secco, Juliana Paiva e Vítória Strada são as estrelas da trama
  • Com perfis diferentes, as três são unidas ao testemunharem um assassinato

Salve-se Quem Puder é mais uma aposta da Globo em um trio de mulheres como protagonistas. Assim como a atual novela das 21h, Amor de Mãe, estrelada por Regina Casé (Lurdes), Adriana Esteves (Thelma) e Taís Araújo (Vitória), a nova trama das 19h, que estreia hoje, terá à frente três personagens e atriz com perfis diferentes —Deborah Secco (Alexia Máximo/Josimara), Juliana Paiva (Luna Furtado/Fiona) e Vítória Strada.

O único ponto em comum entre elas é terem testemunhado em Cancún, no México, o assassinato do Juiz Vitório (Ailton Graça), morto por se tornar alvo de empresários e políticos ao combater a corrupção —isso as obriga a ingressar no Programa de Proteção à Testemunha no Brasil e a adotar novas identidades. O crime acontece em meio a um furacão, gravado com efeitos especiais e técnicas de Hollywood.

Alexia é uma atriz que luta para conseguir uma oportunidade na televisão e vê seu sonho interrompido ao viajar a Cancún para gravar sua primeira novela. Kyra é decoradora e vai ao México para acertar os detalhes da cerimônia do seu casamento com o empresário Rafael (Bruno Ferrari).

Kyra esbarra em Alexia e derruba suas coisas sem querer, enquanto é recepcionada por Luna, estudante de fisioterapia e funcionária de um resort local. A jovem é mexicana, mas filha de brasileiros. Criada pelo pai, Mário (Murilo Rosa), ela sonha em ir atrás da mãe, Helena (Flávia Alessandra), empresária de sucesso, que a abandonou quando criança.

Conheça as personagens de Salve-se Quem Puder

Com o desastre natural, elas são dadas como "mortas" para retornarem com suas novas identidades ao Brasil. Como foi mostrado pelo UOL, na coletiva de imprensa de Salve-se Quem Puder, a Globo recebeu os jornalistas com uma tempestade artificial na cidade cenográfica do folhetim.

Com a escolha de perfis completamente diferentes de atrizes, a Globo minimiza a chance de rejeição por parte do público. Com mais tempo de estrada, Deborah Secco é o tipo de atriz mais clássica de televisão. Seu rosto está marcado em novelas desde criança.

Já Juliana é muito forte na internet e com o público jovem. E Strada demorou a emplacar ao ser apresentada como a mocinha de Tempo de Amar (2017), depois fez Espelho da Vida (2018), com êxito, caindo na graça dos telespectadores, e agora parte para sua terceira trama em um momento em que assumiu namoro com Marcella Rica.

Kyra (Vitória Strada, à esq.), Alexia (Deborah Secco) e Luna (Juliana Paiva, sentada) são as protagonistas de Salve-se Quem Puder - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Kyra (Vitória Strada, à esq.), Alexia (Deborah Secco) e Luna (Juliana Paiva, sentada) são as protagonistas de Salve-se Quem Puder
Imagem: Divulgação/TV Globo

Protagonistas viverão triângulos amorosos

Outra característica marcante na novela de Daniel Ortiz e Fred Myrink é que ela segue uma tendência da teledramaturgia de abolir o clichê mocinha versus vilã —reflexo de mudanças comportamentais em um momento em que as mulheres assumem cada vez maior protagonismo na sociedade.

Com isso, a emissora sinaliza ter deixado para trás o modelo em que o principal eixo gira em torno de duas personagens disputando a atenção e o coração de um galã.

A vida amorosa de Alexia, Kyra e Luna são um capítulo à parte. Todas se envolverão em triângulos amorosos, que prometem agitar ainda mais a história.

Alexia se envolverá com Renzo (Rafael Cardoso) logo no início da trama. O rapaz é capanga de sua tia Dominique (Guilhermina Guinle), advogada que trabalha para uma organização internacional e defende políticos corruptos. Dominique é quem mata o juiz Vitório.

A personagem de Deborah também se atrai por Zezinho (João Baldasserini), ex-peão de rodeio, filho de Ermelinda (Grace Gianoukas), dona do sítio em que as três ficam escondidas na cidade fictícia de São Judas do Norte. O núcleo da roça é o mais cômico.

Ermelinda terá uma galinha garnizé de estimação chamada Felipa, que andará sempre no seu colo. O choque de realidade do trio de mulheres da cidade grande ao chegar no interior promete arrancar boas gargalhadas do público. O apelo emocional de personagens mais simples costuma ser um tiro certeiro.

Kyra começa noiva de Rafael e se apaixona por Alan (Thiago Fragoso), ao se tornar Cleyde e conseguir um emprego de babá na casa dele. Alan é viúvo e pai de três filhos adotivos: Tarantino (Daniel Rangel), Queen (Alice Palmar) e Mosquito (Ygor Marçal). Os três aprontarão poucas e boas com a moça estabanada, acostumada com a vida de riquinha.

Luna se separa de Juan (José Condessa) e, no meio do furacão, é socorrida por Téo (Felipe Simas), diretor da novela que Alexia fora escalada. Téo estava gravando um documentário do fenômeno natural quando salva Luna de ser afogada. O diretor acaba se ferindo e fica em estado grave. Ele é enteado de Helena, mãe biológica de Luna, criando uma conexão indireta entre as duas.

Beatriz (Valentina Bulc), Tarantino (Daniel Rangel) e Tammy (Livia Inhues) - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Beatriz (Valentina Bulc), Tarantino (Daniel Rangel) e Tammy (Livia Inhues)
Imagem: Reprodução/ Instagram

Salve-se Quem Puder ainda mostrará a disciplinada vida dos ginastas.

Tammy (Livia Inhudes), Tarantino (Daniel Rangel), Beatriz (Valentina Bulc), Isaac (Conrado Caputo), Dionice (Bárbara Sut), Carol (Andressa Robles) e Erick (Claudio Olegário) formam a equipe da ginástica artística.

A atração estreia com a grande e difícil responsabilidade de substituir Bom Sucesso, novela de sucesso de crítica e público.