Topo

Ex-MasterChef denuncia cliente por injúria racial em restaurante

Rafaella Martinez

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/01/2020 12h43Atualizada em 31/01/2020 16h41

O chef de cozinha Dario Costa, ex-participante do programa MasterChef, e os funcionários de seu restaurante, Madê Cozinha Autoral, denunciaram um cliente por injúria racial. O caso aconteceu na última quarta-feira (29), mas só foi registrado ontem no 7º DP de Santos (SP).

De acordo com um vídeo publicado por Dario em suas redes sociais, o cliente teria entrado no restaurante por volta das 19h30 acompanhado por sua mulher e uma criança. O chef relata que, em um primeiro momento, o homem já teria sinalizado que não gostaria de ser atendido por uma mulher. Na sequência, teria começado a proferir insultos racistas chamando os colaboradores da casa de "neguinho", "preto sujo" e "pretinho".

"A situação foi ficando bem constrangedora e clientes de outras mesas começaram a se sentir ofendidos também", contou o chef, que ocultou a identidade do cliente por recomendação do departamento jurídico do restaurante.

Segundo o B.O. registrado por três funcionários, o cliente também teria tentado agredir um dos profissionais que trabalham no restaurante. No documento, o funcionário diz que, antes do início do atendimento, ele foi atingido no peito pelo cliente e decidiu deixar de atender a mesa em questão. No entanto, o homem continuou se referindo ao trabalhador como "crioulo".

Discussão com outro cliente

Dario no MasterChef - Divulgação/Band  - Divulgação/Band
Em 2016, Dario participou do programa MasterChef Profissionais e ficou em terceiro lugar
Imagem: Divulgação/Band
No vídeo, Dario disse que o atendimento quase terminou em briga após outro cliente se exaltar. O homem teria deixado o restaurante aos gritos, dizendo que tinha razão e que estava pagando.

"Depois ele ainda ficou por aproximadamente uma hora ligando sem parar ofendendo os funcionários e dizendo que eu era um idiota por só ter preto na minha equipe. Ele irá sofrer as consequências por isso e será processado", afirmou o chef, que ficou em terceiro lugar na 1ª edição do Masterchef Profissionais, exibido em 2016 na Band.

Madê - Divulgação/Facebook - Divulgação/Facebook
Restaurante Madê, em Santos (SP)
Imagem: Divulgação/Facebook

O chef postou ainda uma foto com todos os colaboradores e afirmou que a equipe é formada por negros, brancos, japoneses, mestiços, gays e heterossexuais, e que pessoas com traços de intolerância às diferenças de gênero ou de cor de pele não são bem-vindas ao restaurante.

"Todas as medidas serão tomadas", diz advogado

Em nota, o advogado do estabelecimento, Tarcísio Miranda Bresciani, destacou que "qualquer atitude que importe em discriminação racial pode configurar a prática de crime e todas as medidas estão sendo tomadas, nos âmbitos cível e criminal".

O advogado disse ainda que a ação é passível de danos morais, mas que dada a gravidade e o impacto social que estes comportamentos geram ,"o parâmetro a ser buscado com as ferramentas postas à disposição dos lesados será, justamente, aquele que reverta em prol de toda a sociedade, através da prestação de serviços comunitários".

O UOL não conseguiu localizar a defesa do suspeito de cometer a injúria racial.