Topo

OPINIÃO

Chico Barney sobre BBB: "A gente liga a TV pra ver gente errada"

Do UOL, em São Paulo

11/03/2020 04h00

O BBB 20 segue como um dos principais assuntos da TV brasileira e segue rendendo 'cancelamentos' diariamente nas redes sociais. No podcast UOL Vê TV #19, Chico Barney, Débora Miranda e Maurício Stycer comentam sobre a reação das pessoas em relação aos participantes do programa.

Barney volta a reclamar da reação do público no Twitter e a definição automática de rótulos para quem gosta de um ou outro participante do reality show.

"O programa está muito divertido, está divertidíssimo. Entra no Twitter, cara, é só porrada. O que mais me assusta? Tem um comportamento de fã-clube que eu entendo, o cara defender com unhas e dentes, atacar, chamar de tudo, xingar a mãe, falar que não tem outra pessoa para torcer se não 'quem eu amo'. E é esse comportamento está sendo replicado, acho que incentivado por fã-clubes e por uma galera que não costuma muito acompanhar. Tem ativistas e pessoas super bem intencionadas comprando esse discurso super limitador. Se você gosta do Prior, você é machista, você gosta da Marcela, você é uma desgraçada", reclama Barney (disponível no vídeo a partir de 34:13).

"Calma, é uma besteira. O BBB é uma várzea, é um programa cruel, não é para todo mundo mesmo, é para quem é sacana. Aquilo lá é uma sacanagem com as pessoas. A gente liga a TV para ver gente errada, para ver a imperfeição e às vezes até a redenção da imperfeição", completa o blogueiro do UOL.

Débora Miranda comenta que o programa foi importante para jogar luz a comportamentos reprováveis, mas concorda com Chico que os participantes não são definidos apenas por um ou outro ato reprovável dentro da casa.

"Surgiram discussões importantes a partir desse comportamento que a gente assistiu, de muitas vezes comportamentos abusivos, que houve isso de apalpar mulheres, de pegar em peito, pegar em bunda, de tentar beijar à força, tudo isso, mas tem isso, a pessoa não é só machista, só racista, só escrota, as pessoas têm isso, têm nuances, têm outros lados", afirma Débora (a partir de 36:00).

"Acho que é uma reflexão muito importante mesmo de a gente fazer. E eu percebo que quanto mais eu assisto, mais eu mudo de opinião a respeito das pessoas", completa.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.