Topo

Príncipe Charles, de 71 anos, tem teste positivo para novo coronavírus

DO UOL, em São Paulo*

25/03/2020 07h49

O príncipe Charles teve um teste para o novo coronavírus positivo, informou hoje sua residência oficial Clarence House. De acordo com o comunicado, o príncipe, de 71 anos, tem sintomas leves da covid-19.

"O príncipe de Gales teve teste positivo para coronavírus. Ele tem apresentado sintomas leves, mas permanece saudável e trabalhando em casa nos últimos dias, como de costume", informa o comunicado.

Charles é o filho mais velho da rainha Elizabeth 2ª, de 93 anos, e herdeiro do trono britânico.

O herdeiro do trono contou para seus filhos, William e Harry, que foi diagnosticado com a doença.

A nota ainda diz que Camila, a duquesa de Cornualha, de 72 anos, passou por teste que não detectou a presença do vírus. Ela está isolada, assim como Charles, na residência real em Balmoral, na Escócia.

"A duquesa da Cornualha também foi testada, mas não possui o vírus. De acordo com as orientações médicas e do governo, o príncipe e a duquesa agora se auto isolam em casa na Escócia. Os testes foram realizados pelo NHS (o serviço de saúde britânico) em Aberdeenshire, onde eles atenderam aos critérios exigidos para o teste", diz.

Segundo o comunicado, é incerto como e quando o príncipe foi contaminado. "Não é possível determinar de quem o príncipe pegou o vírus devido ao alto número de compromissos que ele realizou em seu papel público nas últimas semanas."

De acordo com um dos correspondentes reais da imprensa britânica, Charles se reuniu em 10 de março em um evento em Londres com o príncipe Albert de Mônaco, que deu positivo para a covid-19 alguns dias depois.

    Contudo, uma fonte revelou à CNN que Charles foi diagnosticado com a doença, já em sua forma contagiosa, no dia 13 de março. Ele esteve com a rainha um dia antes.

    A nota afirma que a rainha está com boa saúde, mas não deixa claro se ela fez o teste para identificar o coronavírus. Ela e o príncipe Philip estão em Windsor há uma semana.

    De acordo com o governo britânico, existem mais de 8 mil casos confirmados de coronavírus no Reino Unido, embora o número real de casos provavelmente seja muito maior. O número de mortes está em 422.

    *Com AFP