Topo

'Tenho saudade da cadeia', diz Drauzio Varella sobre quarentena

Drauzio Varella no Saia Justa - Reprodução/vídeo
Drauzio Varella no Saia Justa Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

30/04/2020 00h34

Durante o Saia Justa de ontem, na GNT, o Dr. Drauzio Varella comentou sobre a pandemia do novo coronavírus, que assombra o Brasil e o mundo, e revelou que sente saudade de suas visitas a penitenciárias durante o momento de isolamento social.

Ao ser questionado do que mais está sentindo falta na quarentena, o médico e escritor respondeu: "Tenho saudade da cadeia. De entrar em uma cadeia", se referindo ao contato que tem com os pacientes que atende nas penitenciárias.

"Eu tenho uma vida cheia de compromissos e atividades, que agora são realizadas de forma online. Não me sinto nenhum pouco ocioso e consigo tocar a minha vida na quarentena, mas fica faltando alguma coisa, que é esse contato com as pessoas da cadeia", disse ele.

"A cadeia me dá uma possibilidade de convívio com pessoas que são de um universo que não tem nada a ver com o meu. Me permite entrar em um mundo totalmente inacessível para mim por outros meios", explicou Drauzio, e continuou: "Isso é muito enriquecedor, dá lições de vida e ideias para escrever. É um contato com uma realidade que nos faz pôr os pés no chão e pensar em como somos privilegiados."

O assunto ocorreu durante um momento descontraído do programa, em que vários memes feitos com uma foto de Drauzio e a frase "vontade de fazer 'isso ou aquilo', né, minha filha?", eram mostrados a ele.

O meme, que virou febre na internet durante a quarentena, se originou na fala "Solidão, né, minha filha?", dita pelo médico à detenta transexual Suzi de Oliveira em uma série de reportagens para o Fantástico, da Rede Globo. Na ocasião, ele se referia ao tempo em que a presidiária estava sem receber visitas. A matéria comoveu pessoas e, ao mesmo tempo, virou polêmica nas redes sociais.

Até as apresentadoras do Saia Justa entraram na brincadeira do meme. Astrid Fontenelle disse que tem vontade de dar um mergulho no mar da Bahia e um abraço no marido, enquanto Gaby Amarantos se divide entre o filho, uma tigela de açaí com peixe frito e 'tremer no paredão'. Já Pitty queria bater o cabelo em um show de rock, e Mônica Martelli gostaria de fazer uma depilação de virilha cavada profunda".

O Saia Justa é exibido às quartas-feiras, às 21h30, no canal GNT.