Topo

Em semana 'combativa', Anitta explica por que não se posicionou em eleições

Anitta - Reprodução/Instagram
Anitta Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

08/05/2020 22h04

Anitta teve uma intensa semana de militância política, por assim dizer. Na quarta (6), ela bateu boca com o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) em razão de uma controversa proposta de emenda constitucional do congressista (derrubada após a discussão). Hoje, escreveu um texto crítico à secretária da Cultura, Regina Duarte. Em live com a analista da CNN Brasil Gabriela Prioli, ela explicou que tem tido tempo de estudar na quarentena e, por isso, tem mostrado seu lado "combativo".

Na live, transmitida na noite de hoje por meio do Instagram, Gabriela explicou questões políticas, como os papéis dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

Ao introduzir a apresentação, Anitta disse que, sempre que tem dúvidas, recorre à amiga pós-graduada por ajuda. "Eu vejo muita gente dizendo [para mim], 'na época das eleições [você] não falou'. Eu sou uma pessoa que não gosta de se posicionar quando não tem certeza do que está falando", disse.

Ela afirmou que, nas últimas eleições, foi cobrada por posicionamento quando havia acabado de voltar de viagem e "apanhou muito" por não ter levantado a hashtag #elenão, contra o então candidato Jair Bolsonaro.

"Eu não ia me posicionar enquanto não soubesse o que estava falando. Hoje em dia, estou me atualizando. Agora na quarentena, não é que resolvi me posicionar, mas estou mais ativa porque eu estou com tempo para estudar. Todo o dia estou estudando alguma coisa. Automaticamente, me sinto mais capaz".

Prioli defendeu a postura da amiga. "Quando as pessoas pressionam por posicionamento, é engraçado como isso afasta as pessoas que queremos trazer para a discussão política. Não está certo as pessoas se posicionarem politicamente por pressão. Elas têm de se posicionar por convicção. Eu acho super responsável sua posição. Irresponsáveis são as pessoas que têm muita projeção e que acabam se posicionando sem saber direito o que significa".

Gabriela conta que foi questionada por discutir política em uma live com Anitta. "Por que não discutiria? Por que você não poderia discutir a medida provisória com o Felipe Carreras? Ele, inclusive, mudou e retirou a emenda".

Anitta afirma que a live com Gabriela Prioli acontecerá semanalmente. Na atividade, a cantora levantará dúvidas sobre política, e a advogada as explicará de forma didática.