Topo

Guilherme de Pádua: de assassino condenado a pastor apoiador de Bolsonaro

Guilherme de Pádua e a esposa, Juliana, participam de manifestação política em Brasília - Reprodução
Guilherme de Pádua e a esposa, Juliana, participam de manifestação política em Brasília Imagem: Reprodução

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

25/05/2020 10h26

Na manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro realizada ontem em Brasília, um nome acabou chamando atenção do público: Guilherme de Pádua. O assassino condenado pela morte de Daniela Perez, filha da autora Glória Perez, em 1992, participou do ato ao lado da atual mulher, a estilista Juliana Lacerda, enquanto criticava a Câmara dos Deputados e a imprensa brasileira em vídeo postado em seu Instagram.

"Esses políticos corruptos, esses esquemas de tetas públicas que o pessoal fica só explorando o povo brasileiro, e o dinheiro e as melhorias não chegam na mão do povo, não chegam na vida do povo. Se Deus quiser, o Brasil vai mudar", bradou Guilherme, no vídeo. Desde a sua saída da prisão, o ex-ator já se casou outras duas vezes e mudou radicalmente de profissão. Entenda:

No dia 28 de dezembro de 1992, Guilherme, junto com sua então mulher, Paula Thomaz, grávida na época, mataram a golpes de tesoura Daniela Perez que foi levada por ele a um local isolado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Guilherme e Daniela viviam um par romântico na novela "De Corpo e Alma", escrita pela mãe da vítima, Glória Perez.

DANIELA - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Daniela Perez, filha de Glória Perez, assassinada por Guilherme de Pádua em 1992
Imagem: Reprodução/Facebook

Somente em 1997, Guilherme de Pádua foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão pelo crime. Como já estava preso aguardando julgamento desde a época do assassinato, foi colocado em liberdade condicional em 1999, depois de cumprir seis anos, nove meses e 20 dias da sentença, um terço do total da pena.

"Foram sete anos num segundo. A vida da minha filha vale só isso? Os sete anos de mordomia que Guilherme de Pádua passou dentro da cadeia? Todo o sofrimento daquela noite em que fui buscar minha única filha morta, apunhalada e desovada num matagal, os cinco anos de exposição pública, à espera do julgamento, o peso disso tudo caiu em cima de mim"

Glória Perez, na época da libertação de Guilherme

Fora da prisão, Guilherme se mudou para Belo Horizonte para viver ao lado dos pais e se converteu a religião evangélica. Foi na capital mineira que conheceu a segunda mulher, Paula Maia, em 2002. Os dois foram casados por oito anos, mas Paula pediu o divórcio em 2014, alegando ter diversas discussões e brigas com Guilherme, além de ser vigiada constantemente por ele.

Mergulhado na religião, Guilherme se formou em Teologia em 2016 e no ano seguinte, se tornou oficialmente pastor da Igreja Batista da Lagoinha, também em Belo Horizonte. No mesmo ano de 2017, o ex-ator se casou pela terceira vez, agora com a estilista Juliana Lacerda, com quem está até hoje.

PAD - Reprodução/Facebook/Juliana Lacerda - Reprodução/Facebook/Juliana Lacerda
Guilherme de Pádua e a atual mulher, Juliana Lacerda
Imagem: Reprodução/Facebook/Juliana Lacerda

Glória Perez e Raul Gazolla, ex-marido de Daniela Perez, ganharam um processo por danos morais contra Guilherme e sua ex-mulher, Paula Thomaz, em abril de 2016. Glória e Raul tiveram que ser indenizados em 500 salários mínimos cada (cerca de R$ 480 mil na época). Além disso, Guilherme e Paula deveriam arcar com as despesas do sepultamento e funeral de Daniela, no valor de cinco salários mínimos, além das custas processuais e honorários dos advogados.

Em 2019, Guilherme lançou seu canal no YouTube, onde fala sobre seu processo de conversão e outros assuntos religiosos. "Na igreja em que frequento, conheço dezenas de pessoas que eram do crime mudarem de vida porque se tornaram crentes. De certa forma, a igreja é um ambiente muito propício para pessoas que têm a tendência de fazer coisas erradas", diz o ex-ator, em um dos vídeos.

No seu Instagram, em que é seguido por mais de 37 mil pessoas, e também em seu canal, Guilherme publica constantemente mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Agora durante a pandemia, já se posicionou a favor do uso da cloroquina, além de se mostrar contra as medidas de isolamento social e lockdown nas cidades brasileiras. Ele também faz ataques constantes a imprensa e a políticos como João Dória, governador de São Paulo.