Topo

John Legend faz homenagem no dia em que Breonna Taylor faria 27 anos

John Legend - Yuri Gripas/Reuters
John Legend Imagem: Yuri Gripas/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 16h43

John Legend escreveu uma homenagem para Breonna Taylor, mais uma vítima negra morta por policiais nos Estados Unidos. Hoje, ela comemoraria seu 27º aniversário.

Em março deste ano, ela foi atingida por disparos de policiais à paisana, durante uma operação em sua casa, em Louisville, no estado de Kentucky, como parte de um mandado de busca em um caso de drogas.

Em artigo escrito para o site Entertainment Weekly, o músico destacou o importante trabalho que ela exercia, principalmente em momento de pandemia de coronavírus, como técnica de emergência médica.

"Breonna deveria comemorar seu aniversário de 27 anos hoje. Como muitas mulheres negras, ela era uma trabalhadora essencial, uma técnica de emergência médica, o tipo de socorrista de que dependemos para salvar vidas durante essa pandemia em andamento. Ela planejava se tornar uma enfermeira e sonhava em ser esposa e mãe. Ela estava a caminho ", escreveu John em um trecho do texto.

Em outra parte, o cantor destacou as circunstâncias que tiraram a vida de Breonna. "Mas depois da meia-noite de 13 de março, policiais do Departamento de Polícia de Louisville invadiram seu apartamento, dispararam mais de 20 balas, oito das quais acabaram com a vida de Breonna. Eles tinham a casa errada e um mandado de busca ilegal."

De acordo com a NBC, consta no processo movido pela família da vítima que, na noite da ação, o namorado de Breonna, Kenneth Walker, pensou que alguém estava roubando sua casa e supostamente disparou sua arma para se defender. Ele chegou a ser preso e acusado de tentativa de assassinato de um policial.

Taylor e Walker não tinham antecedentes criminais ou condenações por drogas. O documento também inclui a informação de que nenhuma droga foi encontrada no apartamento.

"Embora seus entes queridos precisem estar de fato em nossas orações neste dia difícil, também devemos nos comprometer a nunca parar de lutar por justiça em seu nome", completou Legend em seu texto.