Alceu Valença relembra encontro histórico com Luiz Gonzaga quando começou
No "Conversa com Bial" desta madrugada, Alceu Valença relembrou o encontro inesquecível que teve com Luiz Gonzaga no começo da carreira. Segundo o cantor e compositor de 73 anos, as pessoas não compreendiam a sua verdadeira musicalidade, mas o Rei do Baião o entendeu, e ainda o definiu perfeitamente durante um encontro.
"Naquela época, uns diziam que eu não era MPB porque eu usava guitarra, e os caras da MPB diziam que eu era rock'n'roll", disse Alceu. "Então, eu tentava explicar isso, até que um dia fiz um show em Juazeiro do Norte, no Ceará, e o Luiz Gonzaga estava me assistindo no lado direito do palco", recordou.
O "poeta da madrugada" seguiu contando: "Na hora eu fiquei com medo, porque o Luiz Gonzaga poderia ser tradicionalista por causa do instrumental, e eu colocava guitarra para fazer dueto com flauta. No entanto, quando sai do palco perguntei a ele se tinha gostado do show".
Foi nesse momento em que tudo clareou para o músico pernambucano. Além de Gonzaga ter revelado que foi ao espetáculo exclusivamente para assisti-lo, ele respondeu: "Olha, sabe o que você está fazendo, meu filho? Uma banda de pífanos elétrica". Alceu exclamou: "Pronto, é isso. Ele explicou tudo".
O nascer de um clássico
No programa, Alceu também contou como surgiu a música "Anunciação", um de seus maiores hits e também do cancioneiro popular brasileiro.
"Um dia sai pelas ruas de Olinda tocando a minha flauta transversal. Entrei no Mosteiro de São Bento, vi o anjo lá em cima e sai. Então, desci a rua tocando e voltei para casa. Foi quando, ao entrar, uma das pessoas que morava lá comigo elogiou: 'Que lindo isso que você está tocando'. Nessa hora que a compus", revelou
"É uma música muito bacana que promove a esperança, e tocou muito durante o movimento Diretas Já", finalizou Alceu.
O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.