PUBLICIDADE
Topo

Novelas

Solano e Fragoso relembram beijo de Felix e Niko: 'Comemoraram como um gol'

Félix e Niko de beijam em "Amor à Vida" - Instagram/Reprodução
Félix e Niko de beijam em "Amor à Vida" Imagem: Instagram/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 09h44

O beijo de Felix (Matheus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) no episódio final de "Amor à Vida" foi comemorado como um gol pelos espectadores, na definição do próprio Matheus. A cena, que foi ao ar em 2014, marcou o primeiro beijo gay em uma novela da Rede Globo.

"Lembro da sensação de 'grito de gol', e de muita gente me dizendo que nas ruas foi ouvida aquela comemoração do beijo que coroava aquele amor entre dois homens num país extremamente homofóbico e intolerante", definiu o ator à Quem.

"A gente sabia que era algo importante e que ficaria para a posteridade. Havia muito cuidado para a gente não errar, essa cena era aguardada há muitos anos. Se você pensar em como a novela está no DNA do brasileiro, de certa forma, toda a comunidade LGBTQ+ estava fora desse fenômeno. A gente queria corrigir essa miopia", completou Fragoso.

Filmagens e indecisão

Mesmo com toda a expectativa, a decisão de levar o beijo ao ar só foi concretizada minutos antes de o episódio ir ao ar. "O Maurinho [Mendonça, diretor] deu o ok definitivo, de que a emissora tinha aprovado a cena, somente alguns minutos antes da exibição do capítulo. Mas eu confesso que só acreditei quando vi no ar", disse Fragoso.

"A novela ia se aventurar pela primeira vez a mostrar que dois homens ficarem juntos não era uma coisa errada e ia fazer isso da forma mais explícita possível. No dia em que chegou o roteiro, foi muito divertido, porque o Walcyr [Carrasco, autor] não tinha escrito que os personagens se beijavam. No lugar do beijo, no roteiro tinha um monte de asteriscos", contou Solano.

"Foram gravados beijos diferentes e apresentados ao Manoel Martins [chefe do departamento artístico da Globo na época]. No fim, ficaram com o beijo que chamamos de 'Tarcísio e Gloria', uma homenagem aos primeiros beijos das telenovelas", disse ainda o intérprete de Félix, referindo-se ao casal Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Legado

Solano e Fragoso contaram que ainda recebem mensagens de carinho dos fãs por causa dos personagens e, especialmente, da cena de beijo.

"Recebi muitas mensagens emocionantes de filhos que voltaram a falar com os pais. E, até hoje, ainda recebo um tipo especial de abraço que já sei o que quer dizer. Quando o fã me olha no olho e diz, 'preciso te agradecer', eu já sei do que ele está falando", definiu Solano.

Novelas