Topo

Ex-Globo, Thiago Rodrigues fala da vida como ator: 'Tenham um plano B'

Thiago Rodrigues falou das dificuldades da carreira com foto em set de filmagem - Reprodução/Instagram/@euthiagorodrigues
Thiago Rodrigues falou das dificuldades da carreira com foto em set de filmagem Imagem: Reprodução/Instagram/@euthiagorodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/08/2020 10h15Atualizada em 21/08/2020 13h56

Thiago Rodrigues deu conselhos para jovens que desejam trabalhar com a atuação. Na comemoração do Dia do Ator, ele escolheu falar das dificuldades por trás do ofício, estimulando os mais novos a "terem um plano B".

"No dia do ator, eu digo aos jovens que desejam seguir essa carreira: TENHAM UM PLANO B! Sim!!! DE MANEIRA GERAL os atores ganham pouco, têm pouca ou nenhuma segurança de que terão trabalho, são reféns das poucas oportunidades que surgem, têm pouco ou nenhum espaço de manobra em negociações!", escreveu Thiago em um post no Instagram.

O ator, que ganhou fama ao protagonizar novelas como "Páginas da Vida" e "Tempos Modernos", na Globo, hoje participa de "Amor sem Igual", na Record, e também faz trabalhos em emissoras de Portugal, onde mora.

No texto sobre sua profissão, acompanhado de uma foto em um set de filmagem, em que veste uma saia, Thiago falou que reconhece os privilégios de sua carreira, mas afirmou que continua vendo as dificuldades de "dezenas e dezenas de colegas".

"Talvez você pense: Poxa vida, mas você não pode reclamar, teve e tem tantas oportunidades, está sempre trabalhando... Sim, mas eu não estou desconectado da minha classe, não sou insensível, tampouco sou invulnerável! Posso amanhã estar desempregado e precisando desesperadamente de um trabalho. Como dezenas e dezenas de colegas meus! Alguns bem conhecidos, e ou artistas mais velhos, que marcaram a história da TV, do teatro e do cinema. Por isso eu digo, tenha um plano B!", justificou o carioca, de 39 anos.

Thiago deu dicas de possíveis caminhos alternativos para os aspirantes a ator, destacando ainda que "um seleto grupo de 1% de artistas" conseguem viver apenas de sua renda com a vida artística.

"Monte uma pousada, tenha seu comércio, faça seu trabalho paralelo, tenha outra profissão! E se tudo der certo e você se tornar um artista valorizado, que pode viver confortavelmente com o dinheiro do seu trabalho, parabéns! Saiba, você pertence ao seleto grupo de 1% de artistas que sobrevivem da sua arte! Sei que a vida é assim mesmo, não está fácil pra ninguém! Mas hoje, deixo aqui minha reverência e meus aplausos para quem escolheu essa profissão maluca, deliciosa e encantadora!!!", completou.