Topo

Luigi Baricelli lembra sucesso em 'Laços de Família' e fala de vida nos EUA

Luigi Baricelli na Flórida, Estados Unidos, onde vive há 5 anos; Ator está afastado das novelas desde 2011 - Reprodução/Instagram/@luigibaricelli
Luigi Baricelli na Flórida, Estados Unidos, onde vive há 5 anos; Ator está afastado das novelas desde 2011 Imagem: Reprodução/Instagram/@luigibaricelli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/09/2020 10h49Atualizada em 14/09/2020 10h51

Afastado da TV desde 2011, quando fez a novela "Insensato Coração", Luigi Baricelli está de volta à telinha na reprise de "Laços de Família", onde deu vida a Fred, um homem que vive um casamento em crise com Clara, interpretada por Regiane Alves.

Mas ao contrário da turbulência de seu personagem em 2000, o ator vive um momento de calmaria em sua vida pessoal, morando há 5 anos na Flórida com Andreia, sua esposa há 28 anos, e os dois filhos mais novos, Vittorio e Vicenzo. Apesar de "amar o Brasil", Baricelli exaltou a qualidade de vida no exterior e disse não ter planos de voltar.

"Estou vivendo num lugar que é o sonho de qualquer brasileiro, com uma infraestrutura maravilhosa. É tudo aquilo que o Brasil poderia ser e, infelizmente, ainda não é. Amo o meu país e continuo indo sempre, mas, no momento, minha base é aqui", afirmou ele, que hoje investe no empreendedorismo como uma carreira paralela.

"Além de ator, sou investidor e empreendedor e estou à frente do projeto de um resort na Flórida, como sócio e cuidando da parte de comunicação. Por isso, não tenho tempo para fazer televisão. Mas pode acontecer, sim, claro, se aparecer uma oportunidade interessante", revelou Baricelli, de 49 anos, em entrevista à colunista Patrícia Kogut.

O ator ainda comentou sua volta às novelas na obra de Manoel Carlos, relembrando o impacto do papel de Fred em sua vida. Segundo ele, a repercussão de "Laços de Família" o obrigou a usar o serviço de seguranças.

"Não dá nem para dizer que foi uma novela que me marcou, porque, na verdade, ela passou por cima de mim e mudou completamente a minha carreira. A repercussão foi gigantesca. Na época, cheguei a ter que ser escoltado para sair de um shopping. Eu considero o Maneco o Pelé da dramaturgia. Realmente trabalhar com ele é uma oportunidade única", celebrou.

Apesar de ser casado desde 1992 com Andrea, ao relembrar seu trabalho como ator, Luigi defendeu que beijos técnicos não existem. Famoso pelo casal que formou com a Capitu de Giovanna Antonelli na novela das 9, ele afirmou que a entrega aos papeis nunca atrapalhou seu relacionamento.

"Sempre tive a cabeça muito no lugar com relação a isso. Quando você é ator, você empresta o seu corpo para o personagem. E ele beija na boca e tem cenas sensuais. Essa história de beijo técnico é fake news. A partir do momento em que você encosta a sua boca na de outra pessoa, é beijo. O importante é saber lidar com isso profissionalmente. Naquele momento, não sou eu quem estou ali", afirmou ele, que ainda não poupou elogios à esposa.

"Não tem segredo para um casamento longo. É como um teste de elenco para um casal de uma novela. Você faz e, quando descobre que há afinidade e química, decide seguir com a pessoa. A Andreia é minha amiga, minha irmã, minha companheira, minha tudo", concluiu.