Topo

Ministério da Saúde homenageia mãe de Gugu por doação de órgãos do filho

Gugu Liberato e a mãe, Maria do Céu de Moraes - Reprodução/ Instagram
Gugu Liberato e a mãe, Maria do Céu de Moraes Imagem: Reprodução/ Instagram

Do UOL, em São Paulo

24/09/2020 15h06

Lançando hoje a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, o Ministério da Saúde homenageou Maria do Céu, mãe de Gugu Liberato, pela doação dos órgãos do filho, que morreu em 22 de novembro de 2019.

Ao receber o prêmio anual 'Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil', Maria do Céu fez um discurso comovente.

"Eu venho aqui agradecer a homenagem que os senhores estão fazendo para mim e para a minha família. O Gugu sempre gostou de ajudar as pessoas e sempre falava que, quando morresse, iria doar os órgãos. Eu até achava graça, porque ele era bem mais novo do que eu, então eu falava que quem iria morrer na frente dele era eu. Mas, infelizmente, não aconteceu", começou dizendo a mãe do apresentador.

"Ele doou os órgãos lá em Orlando (EUA), para 50 pessoas e isso foi muito bonito. Apesar da dor que a gente sente no coração, a gente ainda se anima um pouco, porque foi uma coisa muito boa. Eu falo para todas as pessoas doarem os órgãos, porque isso é muito bom, os órgãos têm que ser dados para outras pessoas poderem viver", finalizou.

O troféu recebido por Maria do Céu homenageia pessoas, instituições, associações e ONGs envolvidas em questões relacionadas à doação e captação de órgãos para transplantes.

Gugu Liberato morreu após sofrer um acidente doméstico, nos Estados Unidos. O apresentador caiu de uma altura de quatro metros ao tentar arrumar o ar condicionado de sua casa, em Orlando. Após constatada a morte encefálica, a família decidiu doar todos os seus órgãos.

Gugu vivia nos EUA com os três filhos que teve com a médica Rose Miriam Di Matteo: João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Marina e Sofia, de 15.