Topo

Novo especial de Natal do 'Porta' juntará religião e política, diz Porchat

Fábio Porchat no Conversa com Bial - Reprodução/vídeo
Fábio Porchat no Conversa com Bial Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

14/10/2020 03h36

O novo especial de Natal do "Porta dos Fundos" será em formato de documentário e vai misturar religião com situações que fazem referências à política do país, revelou Fábio Porchat. Segundo o ator, apresentador e roteirista, o modelo documental foi adotado devido à pandemia do coronavírus que impediu os atores de filmarem juntos. Sendo assim, cada integrante do grupo gravou a sua parte separada.

"Eu sempre começo a escrever o especial em março, então veio a pandemia e impediu a gente de gravar e contracenar juntos. Imagine, Jesus tem 12 apóstolos, se fosse o Buda seria mais fácil", disse Porchat no "Conversa com o Bial" desta madrugada de quarta (14). "Até que o nosso roteirista, Gabriel Esteves, teve a ideia de fazer um documentário só com depoimentos".

O especial de Natal desse ano se chamará "Teocracia em Vertigem", uma paródia inspirada no documentário brasileiro indicado ao Oscar, "Democracia em Vertigem", da diretora Petra Costa. Ela, inclusive, faz uma participação especial no episódio.

"Nós unimos o útil ao agradável, porque só se fala de política. Nunca se falou tanto de política e religião de uma vez só. Terrivelmente, falamos de política e religião o tempo inteiro.", exclamou o humorista.

Sobre o roteiro de "Teocracia em Vertigem", Porchat adiantou: "É a verdadeira história por trás do golpe que levou a crucificação de Jesus Cristo, do momento da votação até o momento da ressurreição. O que será que aconteceu ali, hein?".

No programa de Pedro Bial, um trecho do especial de Natal foi exibido com exclusividade. Em uma das cenas, um dos apóstolos de Cristo questiona: "O que a gente tem que se perguntar é por que depositaram 89 mil moedas de prata na conta da ex-mulher do Judas", fazendo alusão ao mesmo valor depositado por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Dessa vez, Jesus Cristo será interpretado pelo próprio Porchat, assim como no especial de 2018 que faturou o Emmy Internacional na categoria de "Melhor Comédia". Em 2019, o filho de Deus no cristianismo foi vivido por Gregório Duvivier, que fez uma versão gay do personagem e foi crucificado nas redes sociais, motivando tentativas de censura na justiça e causando o atentado à sede da produtora.

"Teocracia em Vertigem" será exibido no próprio canal do "Porta dos Fundos" no Youtube, que conta com 16,6 milhões de assinantes.

Que História É Essa, Porchat? na Globo

O programa de sucesso "Que História É Essa, Porchat?", exibido sempre às terças na GNT, estreará nesta quinta (15) na TV Globo, logo após o "The Voice Brasil". A primeira temporada, que vai ao ar no canal aberto, foi gravada no ano passado e conta com convidados e plateia presentes no estúdio.

A segunda temporada, que está em exibição na GNT, foi gravada remotamente já em tempos de pandemia. Na conversa, o apresentador revelou que sofreu bastante com a má conexão da internet no Brasil, o levando a ter que se virar durante as gravações.

"Para ter uma noção, Bial, algumas das histórias eu não ouvia nada e tinha que ler o lábio da pessoa", revelou Porchat ao detalhar os problemas de delays e travamentos de áudio que dificultavam a realização do programa remoto.

"Não adiantava ficar brabo, ou com raiva, mas é muito desgastante. Tanto que a temporada presencial, que é a que vai para a Globo, eu gravava vários programas por dia tranquilamente. Nessa, gravo um e estou exaurido.", finalizou.

O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo.