Topo

Reality é suspenso após público denunciar tatuagens nazistas de carpinteiro

Darren Lumsden, homem que seria participante do reality "Melhor carpinteiro do Reino Unido" - Sky UK/A&E Television Networks
Darren Lumsden, homem que seria participante do reality "Melhor carpinteiro do Reino Unido" Imagem: Sky UK/A&E Television Networks

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/10/2020 11h31

Um homem forte e tatuado chamado Darren Lumsden seria participante do programa "Melhor carpinteiro do Reino Unido", que estava marcado para estrear no canal Sky History amanhã. Mas o reality show foi suspenso e pode ser até cancelado depois que os espectadores apontaram que as tattoos no rosto do sujeito teriam símbolos de apologia ao nazismo.

O canal Sky History chegou a divulgar um trailer do programa no Twitter, que mencionava o participante. "Conheça o Lenhador, o cara-com-todas-as-tatuagens ou Darren, como gostamos de chamá-lo", afirmava a postagem, que depois foi apagada.

Entretanto, o competidor foi rapidamente criticado por estar tatuado com os símbolos ofensivos. Um deles, um número "88" na bochecha, faz referência à saudação "Heil Hitler" (o 8 seria o mesmo que "H", a oitava letra do alfabeto).

A tattoo também pode se referir às 88 palavras do livro 'Minha Luta', escrito por Hitler. E para agravar a seriedade, a simbologia é descrita pela organização judaica, Liga Antidifamação (ADL), como "um dos símbolos mais comuns da supremacia branca".

Indo contra as acusações, o participante e o canal disseram que o "88" fazia referência a 1988, ano em que o pai de Lumsden faleceu.

Participante de reality que foi denunciado por ter tatuagens com apologia ao nazismo  - Sky UK/A&E Television Networks - Sky UK/A&E Television Networks
Darren Lumsden, participante de reality que foi acusado de ter tatuagens com apologia ao nazismo
Imagem: Sky UK/A&E Television Networks

Ainda assim, outros indícios de apologia ao nazismo e racismo foram apontados, como os números 23 e 16, presentes nas têmporas do carpinteiro. Isto pois a 23ª letra corresponde a "W" e a 16ª, a "P", o que forma as iniciais de "white power" ("poder branco", em inglês).

Outras duas marcas também estão presentes no corpo de Lumsden, de acordo com o público. Há o número 14, que se refere ao slogan supremacista branco "14 palavras"; e ainda uma tatuagem que lembra um raio, mas é uma runa sig, usada para simbolizar a "vitória nazista".

Providências

Em um primeiro momento, a produção do canal Sky History afirmou que é "intolerante com o racismo e todas as formas de ódio", mas — apesar dos indícios — acrescentou que o "uso de símbolos ou números [nas tatuagens do participante] é inteiramente acidental e não tem a intenção de causar dano ou ofensa".

Depois, o canal voltou atrás: cancelou o programa e excluiu os vídeos de Lumsden das redes sociais da marca. A continuidade do reality irá depender de uma investigação que o Sky History prometeu realizar sobre o caso.